- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Grafite Gigante!
3 recomendam6 min- Terror…É, só que não!
3 recomendam1 min- Dois sites úteis para iniciantes
3 recomendam1 min- Ecológica e Elétrica
3 recomendam2 min- Gêmeos, Mórbida Semelhança
3 recomendam9 min- Prazer, Arctic Monkeys
3 recomendam2 min- FOTOGRAFIAS
3 recomendam5 min- Dicas de fotometria
3 recomendam3 min13 de março de 2014 2 minutos de leituraRecursos e estilosAcompanhe a evolução da fotografia e crie um estilo próprio.Como criar um estilo?
A pergunta precisa antes de uma outra resposta: qual tipo de fotografia você vai fazer? de eventos, estúdio, natureza ou o que?
Normalmente,n existe uma liberdade de criação maior em certos nichos do que em noutros. Fotografia comercial de eventos, estúdio e outras são muito mais difíceis para inovar. Já natureza, fotografia de rua, documentária e outras tem um campo muito maior de liberdade para criar.
Ver fotografias é o primeiro ponto pra começar a entender o que é igual ou diferente da maioria. Como? olhar fotógrafos antigos e contemporâneos, entender como evoluiu a linguagem através do tempo. Um exemplo é a fotografia de casamento, que há 40 anos era cheio de fotografias posadas, hoje o “fotojornalismo” tomou conta e não deixou a fotografia de casamento. Depois vieram os ensaios posados e making of…a evolução é clara.
O grande problema é que a maioria dos fotógrafos não estuda fotografia.
Linguagem não é encontrar solução pra todos os casos da mesma forma. Entortar horizontes em casamentos, fotografar cachorros entrando na piscina buscando uma bolinha (algo que virou hit há uns anos atrás), são recursos de momento, nada mais.
Compare o site madeinphoto.fr, de fotógrafos consagrados e o site 1X.com, veja a diferença. Veja a evolução para entender como é diferente a fotografia de antigamente e a de hoje. Nem por isso temos só fotografias com estilos de cor como chamariz. O conteúdo e a mensagem ainda é muito importante.
Faça um exercício simples: coloque um tema totalmente subjetivo na mente: por exemplo amor. Como você consegue traduzir isso nem fotos? Você precisa de algo como pessoas inseridas no contexto? Precisa apenas de cores quentes? Precisa de um simples ato de carinho entre animais e seus filhotes?
Sempre ao tirar uma foto, pense o que ela está passando pra você. Isso será automaticamente identificável para quem vê essa foto? Não? se não, por que? por sua mensagem ser mais subjetiva e precisar então de um estudo melhor ao ver a imagem? Todas essas varáveis são importantes na hora de criar uma imagem. - 10 erros comuns por fotógrafos
- Slim ou Skinny