1 minuto de leitura
Reflexões sobre um povo
Seríamos todos iguais neste país?

Confesso que nunca fui o mais politizado ser humano da face da Terra.

Tenho inclusive algumas passagens mais marcantes, como marcha pelas diretas já, mas já há muito tempo. Tenho na minha história a vergonha de ter votado em Collor. Graças a Deus de um bom tempo pra cá voto em nulo. Não acredito, simplesmente, na maioria desses que aí se encontram. Saí da “nulice”(palavra inexistente) ao votar em Marina. E mesmo assim talvez pra minha consciência melhor que ela não tenha ganhado. Se ganhasse e se tornasse uma nova “lula” (ainda bem que não votei no mesmo, afinal vê-lo abraçado a Collor, Maluf e companhia dispensa outros comentários) seria uma decepção grande.

Mas minha pergunta vai além de tudo isso. Será que a parte ruim dos brasileiros está só na política? Não consigo crer que o brasileiro ruim vá parar na política e o resto seja bom.

Lembro-me do exemplo de um estrangeiro que comentou sobre um guarda de rua que era extremamente simpático, solícito e muito bom coração. Um dia conversando com ele e comentando sobre o povo brasileiro o guarda de rua falou pro estrangeiro: “se eu encontrasse uma mala de dinheiro jamais devolveria, não tenha dúvida”. Um choque pro estrangeiro, e nenhuma surpresa pra maioria de nós brasileiros tal resposta.

O que ainda mais me surpreende, são os alienados que acreditam em ideologias dos políticos brasileiros. Não existe direita ou esquerda, existem sim os que estão daquele lado e nós pagadores de impostos, e mesmo assim como torcedores fanáticos de times, muitos estão doando dinheiro pra um sujeito condenado pelo mensalão. É pra se pensar de novo: ignorância, fanatismo ou de novo: SIMPLES DESONESTIDADE?

Apenas um desabafo.