Susan Meiselas, nascida em Baltimore ( Maryland, EUA), em 1948, recebeu seu bacharelado em artes pelo
Sarah Lawrence College e seu mestrado em educação visual pela Universidade de Harvard. Seu primeiro ensaio fotográfico grande centrou-se nas vidas de mulheres que faziam striptease em feiras do país da Nova Inglaterra, a quem ela fotografou durante três verões consecutivos ao mesmo tempo que ensinava fotografia em Nova Iorque escolas públicas. Carnival Strippers foi publicado originalmente em 1976 e uma exposição foi instalada no Whitney Museum of Art, em Junho de 2000.
Meiselas juntou-se a Magnum Photos em 1976 e trabalha como fotógrafa freelancer desde então. Ela é mais conhecida por sua cobertura da insurreição na Nicarágua e sua documentação de questões de direitos humanos na América Latina. Ela publicou sua segunda monografia, Nicarágua, em 1981. Meiselas serviu como uma editora e colaboradora do livro El Salvador: A Obra de trinta Fotógrafos e editou Chile por dentro mostrando o trabalho de fotógrafos que vivem sob o regime de Pinochet. Ela também co-dirigiu dois filmes, Vivendo sob risco: A história de uma família nicaragüense e Fotografias de uma Revolução com Richard P. Rogers e Alfred Guzzetti. Em 1997, ela completou um projeto de seis anos de curadoria de uma história fotográfica de cem anos do Curdistão, integrando o seu próprio trabalho para o livroCurdistão: à sombra da História e desenvolveu akaKurdistan, um site on-line de troca de memória colectiva, em 1998.
Sua monografia Caixa de Pandora explora um clube de S & M em Nova York,tem sido exibida tanto em casa como no estrangeiro. Encontros com o Dani revela uma história de sessenta anos de descoberta e interações de forasteiros com os Dani, os indígenas das terras altas da Papua na Indonésia.
Meiselas tem tido exposições exclusivas em Paris, Madrid, Amsterdam, Londres, Los Angeles, Chicago e Nova York, e seu trabalho está incluído nas coleções ao redor do mundo. Ela recebeu a Medalha de Ouro Robert Capa por seu trabalho na Nicarágua (1979); o Prêmio de Excelência Leica (1982); o Prêmio Engelhard do Instituto de Arte Contemporânea (1985); o prêmio Hasselblad Fotografia Foundation (1994); o prêmio infinito Cornell Capa (2005) e mais recentemente foi condecorada com a Medalha de Artes Harvard (2011). Em 1992, ela foi nomeada como uma MacArthur Fellow.