Há uns 2 anos atrás, uma fabricante desconhecida no mundo da fotografia inventou uma câmera estranha, que mais parece, que menos parece uma câmera. E com poucos, muito poucos megapixels. Mais especificamente menos que um, se não me engano. Não há muito que fazer com isso, certo? Mais ou menos, já que muita gente usa câmeras para postar fotos na internet.
Mas então qual era o diferencial dela?
O grande diferencial era conseguir selecionar o ponto de foco depois da foto ter sido tirada. Isso, você tirava uma foto com foco numa mulher, por exemplo, à frente de outras duas. Naturalmente as duas atrás poderiam estar desfocadas. Só que com a tecnologia inventada, após a fotografia ter sido tirada, você poderia trocar o ponto onde focou. Escolher outra das duas mulheres para focar e deixar as restantes desfocadas (na medida do possível, claro: como você tirou essa foto, distância, etc)
E não é que a gigante Samsung aproveitou a deixa? O novo celular S5 recém apresentado funcionará do mesmo modo. Você poderá trocar a área que focou após ter tirado a foto. Interessante.
É possível que cheguemos a ter isso disponível em câmeras maiores, mas a implementação é mais complicada em sensores para estas. Veremos o que será daqui pra frente. Realmente é assustador ver como a tecnologia está evoluindo. Esperamos que os fotógrafos também.