
O mundo moderno está em constante evolução, mudança e conflito. E com a internet é possível ter acesso a absolutamente todo tipo de informação.
E um programa (documentário) da HBO, chamado VICE é uma excelente opção ao acesso de todos. Mesmo sendo de um canal a cabo ( tv fechada), é possível vê-lo na internet pelo YouTube e com legendas.
Produzido pelo controverso apresentador de televisão Bill Maher, o programa tem os mais variados temas do mundo atual. Num ritmo rápido, tudo que movimenta o mundo moderno, seja algo novo ou originado em tempos remotos, é explorado pelo programa. Desde o conflito entre Paquistão e Índia, a fronteira mais tensa da face da Terra, passando pela luta e assassinatos entre políticos nas Filipinas, pela produção de novas drogas sintéticas que burlam as leis de países como os EUA, até gays no Irã e como e estes são vistos como aberrações e possíveis alvos de assassinatos.
O próprio nome, Vice, vício em inglês, sugere o quanto o programa explora e mostra a condição humana proveniente de vícios, crenças, credos que muitas vezes cegam o ser humano.
Ainda não existe doença pior do que a ignorância na Terra. E ela muito provavelmente será o que trará o fim da raça humana.
Vice mostra bem o quanto pessoas pensam no que acreditam ser suas verdades absolutas e quão deturpada é sua noção de justiça, isso quando ela existe.
Confesso que só descobri o programa agora, uma temporada depois de sua estréia. Que aconteceu em 2013. E logo de cara vi um episódio aonde crianças são usadas como homens-bomba visando alvos norte-americanos, no Iraque. Crianças convencidas pelo Taleban que ganhariam o reino dos céus
Abaixo um trailer do programa (este não legendado, mas os programas são legendados em português no youtube):
Ótima opção pra quem quer estar informado sobre o mundo, sem ter que usar a tv aberta, que hoje em dia abunda em imediatismo e sensacionalismo e sofre com baixa qualidade.
O mundo está acontecendo fora de nossa limitada realidade.