Cor é algo de certa forma subjetivo. Podendo ser alterada por limitações físicas (metamerismo, contraste sucessivo entre outros), ou até mesmo pela luz que o atinge, ela pode e deve ser reduzida ao menor erro de interpretação possível.
Não estou falando da fotografia livre, como de rua, ou da fotografia que te deixa ter liberdade para mexer com as cores à vontade, como a de natureza ou fotojornalismo por exemplo.
Falo da fotografia de produto, para a qual ter cores apuradas é essencial para o cliente ter em suas mãos um produto que realmente seja i que ele viu previamente em um catálogo ou mesmo num site de compras. Quem compra algo sem estar vendo em suas mãos, tem a expectativa de receber exatamente o que viu.
Em jogo está a satisfação do cliente e a imagem que o mesmo fica em mente sobre a marca.
E quem cria a imagem certa é o fotógrafo.
Nas mãos dele está a responsabilidade de reproduzir o real que esta sendo visto por ele.
O receptor, cliente, que vê a imagem, caso esteja vendo pela internet, deve ter um monitor calibrado.
Não é difícil o trabalho de um fotógrafo que tenha experiência no ramo. Balancear o wb (balanço de branco) para a fonte de luz que está sendo usada (flash em 99% dos casos) e ter feito a fotometria de forma correta. Se a fotometria for perfeita e o wb correto, a reprodução é o mais perto do fiel.
Então o que ocorreu na foto que está no começo da publicação? A foto esquerda é a de publicidade, da direita o que o produto realmente é.
Como a cor real do produto que temos está variando tanto da foto que vemos na internet?
O erro, aqui, basicamente, parece ser de exposição ou balanço de branco. O amarelo é uma cor que varia sua matiz com uma exposição mais escura. Quanto mais sub exposta, começa virar algo perto do ocre.
Vejamos os exemplos abaixo. O mesmo tênis com variações de meio ponto de luz em cada foto que vem após.
Podemos ver o quanto a cor começou a ser alterada.
Mas mesmo assim nada perto do que vemos na foto do site. Então vamos mexer no balanço de branco:
A diferença pode ser também vista no fundo da foto. Algo impossível de ver num catálogo ou num site, já que fotos de produto são recortadas para outro fundo não original.
Mesmo mudando o wb, ainda não chegamos na cor apresentada pelo site. Chegamos perto na temperatura alta de cor, mas ainda não estamos lá. Algo de bem errado acontece aqui. A câmera do fotógrafo pode ter uma reprodução bem falha de amarelo. Então vamos mexer na matiz do amarelo pra ver se conseguimos reproduzir a cor que vemos:
Agora sim. Vemos o resultado (errado) abaixo que foi recortado e colocado ao lado da foto original do site:
Com um desvio de -2 da mais do amarelo, cheguei a uma cor igual a do site. É de se perguntar como um fotógrafo não enxerga a diferença entre o que vê e o resultado final de seu trabalho.
Portanto está nas mãos do fotógrafo esse erro que não deve acontecer. Especialmente alguém que fotografa para uma rede gigante de tênis como a famosa netshoes.