A World Press Photo divulgou os vencedores do prêmio anual oferecido aos melhores do fotojornalismo. A foto vencedora foi a imagem de imigrantes na costa da cidade de Djibouti levantando seus telefones celulares na tentativa de capturar um sinal da vizinha Somália (John Stanmeyer)Ela nos faz lembrar que grandes fotografias ainda são tiradas todos os dias e que o fotojornalismo e foto “documentarismo” ainda são essenciais para o mundo. Ainda tenho o livro de 2007, que entre muitas fotos, tinha uma chocante de um soldado atingido por uma bomba e voltou desfigurado, mas a mulher mesmo assim casou com ele. Foto forte, soldado também e mulher não só forte, mas verdadeira no quanto amava seu noivo.
A World Press Photo é uma organização independente , sem fins lucrativos, com sede em Amsterdã , Holanda . Fundada em 1955, a organização é conhecida pela realização do maior e mais prestigiado concurso anual de fotografia de imprensa do mundo. Desde 2011, a World Press Photo também organiza um concurso anual separado para produções multimídia jornalísticas, e, em parceria com a Human Rights Watch , e o Tim Hetherington ( subsídio anual). A cerimônia de premiação é realizada na Oude Kerk , em Amsterdã. Após o concurso , as fotografias premiadas são montados em uma exposição itinerante que é visitada por mais de um milhão de pessoas em 40 países. Um anuário apresentando todas as entradas vencedoras é publicado anualmente em seis idiomas. Além de selecionar o World Press Photo of the Year , o concurso determina os vencedores nas seguintes categorias :
* Notícias Pontuais
* Notícias Gerais
* Pessoas – Retratos observados
* Pessoas – Retratos Encenados
* Ação – Esportes
* Características -Esportes
* Questões Contemporâneas
* Vida Cotidiana
* Retratos
* Natureza
Outro objetivo principal da organização é apoiar fotojornalismo profissional em uma grande escala internacional através da World Press Photo Academy. Destina-se a estimular a evolução fotojornalismo, incentivar a transferência de conhecimentos, ajudar a desenvolver elevados padrões profissionais em jornalismo visual e promover um intercâmbio livre e irrestrito de informações.
Grandes fotos podem ser vistas no seu site, tanto as atuais vencedoras, quanto as de anos anteriores: http://www.worldpressphoto.org/