5 minutos de leitura
A ESPN perdeu a Champions !!!
No próximo triênio(2015/16, 2016/17 e 2017/18) o Esporte Interativo (EI) será o responsável pela transmissão da UEFA Champions League no Brasil. O canal superou a poderosa ESPN e também a Globosat e ficou com os direitos. A Fox, cotada como forte candidata, não apresentou proposta. Na TV aberta os direitos continuam com a GLOBO que repassa alguns jogos à BAND.

No próximo triênio(2015/16, 2016/17 e 2017/18) o Esporte Interativo (EI) será o responsável pela transmissão da UEFA Champions League no Brasil. O canal superou a poderosa ESPN e também a Globosat e ficou com os direitos. A Fox, cotada como forte candidata, não apresentou proposta. Na TV aberta os direitos continuam com a GLOBO que repassa alguns jogos à BAND.

Mas o EI não é um canal de TV aberta ? Sim, mas eles possuem um canal na TV fechada chamado EI Nordeste. E além da TV fechada, o EI também tem exclusividade de transmissão na internet. Esse com certeza será um belo trunfo para enfim, entrarem nas operadores SKY e NET, que com certeza não vão querer ficar sem o maior campeonato de futebol do mundo.

Atualmente, o EI já possui os direitos de transmissão da Liga Europa.

Como eles conseguiram os direitos da Champions ?

Bom, o anúncio oficial ainda não foi realizado e muitos detalhes continuam pouco claros porque as partes envolvidas não estão autorizadas a falar. Mas o blog Trivela conversou com diversas pessoas familiarizadas com as negociações para entender um pouco como a emissora carioca conseguiu vencer a concorrência contra a empresa da Disney.

Segue abaixo um pouco da historinha.

O dinheiro sempre é um fator muito importante, e nos bastidores diz-se que a proposta do EI foi substancialmente superior (fala-se de até 20%), mas outros aspectos também foram levados em consideração pela UEFA.

O EI nasceu como um canal de televisão aberta, mas hoje define-se como uma empresa que produz e distribui conteúdo em diversas plataformas. Além do sinal transmitido pela parabólica e em UHF para algumas cidades, também passa seus eventos pela internet, no serviço pago EI Plus e na TV paga EI Nordeste. chute_colocado_logo_esporte_interativo

Mas eles possuem um problema, o canal só está nas operadoras Claro TV, Oi e Vivo. Mas o que seria um golpe para a proposta do EI acabou se tornando um trunfo, no ano passado a Turner tornou-se sócia do canal com um investimento de R$ 80 milhões. O grupo norte-americano é dono de vários canais de TV fechada no Brasil, muitos deles nos pacotes mais básicos das operadoras e com as melhores audiências.

Os canais TNT e Space, ambos da Turner, ficaram em 2013 na sexta e décima posições respectivamente no ranking de audiência das TV´s fechadas, enquanto a ESPN Brasil ficou na 30ª posição, a melhor dos canais ESPN. Segundo uma fonte do mercado brasileiro de televisão, a proposta do EI abriria a possibilidade da TNT e do Space receberem jogos da Champions League, algo que teria sido bem visto pela UEFA. Os canais estão nos pacotes básicos das principais operadoras e têm uma base de assinantes muito grande.

Além de uma audiência alta, o grupo Turner poderia usar os canais de séries e filmes como opção caso o EI Nordeste ou o novo canal esportivo que seria criado demorassem a entrar nos pacotes de Net e Sky.

Esquema parecido utilizado pela Fox Sports quando adquiriu os direitos exclusivos da Copa Libertadores. Algumas partidas foram transmitidas pelo FX enquanto as negociações estavam em andamento.

A estratégia de exibição do EI ainda não foi definida, mas outra possibilidade seria colocar partidas exclusivas no canal EI plus, na internet, que atualmente está com o preço do pacote mensal em R$ 9,90.

Por outro lado, as coisas podem complicar na transmissão da TV aberta. Os direitos dessa plataforma foram mais uma vez adquiridos pela Rede Globo, que sublicencia as partidas de terça-feira para o EI e as de quarta-feira para a Bandeirantes. No entanto, a Globo, por meio do Globosat/SporTV, foi parceira da ESPN no último leilão, e teve de engolir a derrota. Agora o EI vai ter que negociar um novo acordo com ela, e há pessoas no mercado que imaginam que a maior emissora do Brasil dê mais espaço para a Bandeirantes como forma de retaliação à Turner.

E o que será da ESPN ? Com certeza eles vão buscar tapar o buraco com outras atrações. Vale lembra ainda que a ESPN já havia perdido para a FOX os direitos do campeonato alemão para 2015, mas eles devem transmitir alguns jogos porque a atual detentora dos diretos deve sublicenciar partidas para fazer caixa. A ESPN deve tentar retomar os direitos do campeonato italiano que atualmente também está com a FOX mas que ficará disponível ao final do contrato, em 2015.

Eu com certeza não curti essa mudança, mas negócios são negócios. Vamos esperar para ver como isso se desenrolará.

Fonte: Trivela

Siga no twitter: chutecolocado
Curta no facebook: Chute Colocado

Ósculos e Amplexos