Muito antes de o poker ter se tornado assim tão popular e até de certa forma moda por aqui, um filme sobre o mundo, ou submundo do Poker, de 1998, fez um certo sucesso. O filme Cartas na Mesa com Matt Damon (Mike) e Edward Norton (Worm) como atores principais mostra a vida de dois jovens que são grandes amigos e jogadores natos de Poker.
Mike faz faculdade de direito e trabalha na madrugada fazendo entregas. Worm está saindo da prisão. Os dois se reencontram e vão reviver a parceria que tiveram previamente.
Um, estudante e com futuro ainda promissor pela frente. O outro, recém saído da cadeia, com sérias tendências para a desonestidade, um futuro nada promissor pela frente e com uma dívida grande pra amortizar. Como? Jogando cartas, e com o melhor amigo, com o qual tem uma dívida de gratidão.
“Se você não pode sacar o otário na sua primeira meia hora na mesa, então você é o otário.” Mike, em Cartas na Mesa
O filme explora a tensão e habilidade dos jogadores, e claro, as trapaças que ocorrem num jogo de cartas. Como é possível ganhar dinheiro, especialmente dos iniciantes, que animados em apostar suas fichas, 99% do tempo não tem ideia aonde estão se metendo.
E por fim, até aonde um amigo pode levar o outro a se meter em situações perigosas, nas quais inclusive correm perigo de vida. Adrenalina e amor pelo jogo que ambos demonstram durante as duas horas de filme.
Um filme de John Dahl que conta ainda com John Malkovich como parte da máfia do submundo do jogo e com as belas Gretchen Mol e Famke Janssen.