Uma das principais particularidades das artísticas intervenções urbanas está no “mind fuck”, aquele desconforto mental gerado por elementos inéditos em determinada área. É como se nossa mente, tão acostumada com tal cenário, demorasse segundos a mais para processar a informação. E Fra.Biancoshock, um brilhante e inquieto artista de Milão (Itália), faz isso de uma maneira ainda mais divertida e impressionante
O italiano abusa de elementos da cultura pop para, dentro de visíveis críticas sociais, mudar a paisagem da cidade. Normalmente, Biancoshock privilegia pontos distantes, esquecidos, onde o registro fotográfico tem maior visualização do que a obra propriamente dita.
“Trata-se de um movimento que tem o propósito simples: ser uma obra de arte. Além disso, busco produzir algo que vai além da limitação do espaço”, explica – ou tenta – Biancoshock, que também escreve e dirige curtas-metragem. Entre suas produções, o divertido The Cleaner, onde é relatada a vida de um homem que limpa a cidade de maneira clandestina.
As criações podem ser encontradas por toda Europa, Malásia e Singapura.
”They don’t know what you’re doing, Babe it must be art”… (U2)