2 minutos de leitura
Manipulação 
Veja é criticada por usar Photoshop em foto de Sininho

Photoshop, uns usam para criar, outros (as) para manipular…

No último fim de semana, Elisa de Quadros Pinto Sanzi, mais conhecida como Sininho, estampou a capa de uma das revistas de maior circulação do Brasil. Com a publicação da Veja, a ativista radical foi impulsionada a ares de líder dos black blocs, porém a projeção dada pela mídia à moça e a manipulação de uma fotografia da edição estão recebendo críticas nas redes sociais.

Na edição da Veja, uma foto em que a ativista aparece andando em frente a carros da imprensa foi modificada para colocá-la à frente de uma manifestação. O site Viomundo criticou a ação da revista e da própria editora Abril, alegando que “o Grupo Abril virou uma associação de Naspers com Fox – Naspers é um grupo racista da África do Sul que se associou à Abril, que edita a revista Veja; Fox é a emissora ultradireitista dos Estados Unidos que mente, distorce e manipula informação”.

Além disso, muitos leitores do site se mostraram inconformados com a manipulação da foto. No Twitter, muitos condenaram o caso e até levantaram a hipótese de a modificação poder ser ilegal: “ridículo e criminoso o que estão veiculando!!!”; “ ‘veja’ o que sabemos fazer no photoshop…. alguém ainda lê essa ‘revista’ ?”. Vale lembrar que a Veja avisou sobre a montagem (o aviso está no canto esquerdo, escrito na vertical). Mas mesmo assim nao passa de uma manipulação.