Mark Jenkins é um artista americano conhecido por seus trabalhos no estilo arte urbana, especialmente usando embalagens .O Rio de Janeiro transformou Mark Jenkins. Dez anos atrás, ele chegou a Copacabana como professor de inglês. Foi embora, um ano depois, como artista.
¨Como eu nunca estudei arte, ele diz, achei que não conseguiria expor meu trabalho em uma galeria, então resolvi colocar uma das minhas figuras em uma caçamba de entulho, na rua onde eu morava, no Rio. Eu fiquei na janela vendo a reação das pessoas. É uma experiência social e isso é o que me interessa mais¨.
Mark foi colocando fotos dos trabalhos na internet e chamou a atenção do artista urbano mais famoso do momento, o londrino Banksy (banksystreetart.tumblr.com/), e a partir daí, as portas internacionais começaram a se abrir.
Jenkins já teve suas obras publicadas em grandes jornais e revistas como Time Out e The Washington Post, The Independent, no livro Hidden Track: How Visual Culture is Going Places e no Wooster Collective, um blog especializado em arte urbana.
O artista já esteve no Brasil mostrando seu trabalho em galerias e em ambientes fechados. Ele também mantém o site tapesculpture.org e ensina o processo de criação de suas obras em workshops nas cidades que visita. www.xmarkjenkinsx.com
Sua obras pelo mundo
n
Besançon
n
Besançon
n
Rome
n
Rio de Janeiro
n
Tudela
London
n
Dublin
Moscow
n
Winston-Salem
n
Winston-Salem
n
Seoul
n
Royan
n
Bordeaux
Puerto del Rosario
n
Barcelona
Barcelona
n
Barcelona
n
Malmö
n
Washington DC
n
Washington, DC
London
Washington, DC
n
Washington, DC
n
Washington, DC
n
Philadelphia
NYC
n
Washington, DC
n
Washington, DC