Está em cartaz na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco o espetáculo “São Paulo Chicago”, do dramaturgo e encenador amazonense radicado em São Paulo, Francisco Carlos. A montagem, criada a partir da residência que o artista cumpriu na Escola em 2013, tem sessões aos sábados e domingos, às 20h, até o dia 8 de junho.
“Este é nosso primeiro experimento cênico do projeto sobre a história do bandeirismo paulista, com pontos de vistas sobre essa história, críticas e controvérsias”, explica o diretor. Primeira parte de um projeto que ganhará continuidade ao longo deste ano, o espetáculo acontece “num formato de ‘jam session cênica’ e desconstrói acontecimentos históricos paulistas de 1890 a 1930”.
Na trama da montagem, os Barões do Café querem ser vedetes políticas e culturais, já que são a locomotiva econômica do País. Os historiadores sócios do Instituto Histórico de São Paulo, todos eles pertencentes ou ligados a essa elite cafeeira, evocam um símbolo, um mito: o bandeirante. Heroicizam, glorificam, na crise e em alta do Café.
As cenas mostram críticas e controvérsias sobre a história de São Paulo no começo do século 20, que passou a se ver como metrópole nessa época.
Ficha técnica:
Elenco: André Ascarelli, André Hendges, Day Porto, Eloisa Leão, Fabiana Serroni, Fernando Delabio, Luciana Canton, Paulo Gaeta, Ricardo Nash, Roberto Borenstein, Wilson Aguiar
Texto, encenação e direção geral: Francisco Carlos
Diretor de movimento: Wilson Aguiar
Diretor e operador de som: Kleber Nigro
Assistentes de direção: Rachel Seixas e Fernando Delabio
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro
Coordenador de temporada: Antônio Franco
Serviço
“São Paulo Chicago”
Quando: Sábados e domingos, às 20h (de 22/3 a 8/6)
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Centro
Tel.: (11) 3775-8600
Ingresso: R$ 20