2 minutos de leitura
Jacob Kowalski seria uma metáfora de J.K. Rowling?
Teorias de fãs dizem que sim

Após o lançamento de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” milhares de teorias apareceram pela internet. Uma delas chama mais atenção e mexeu bastante com os fãs dos bruxos e da escritora J.K Rowling. Seria Jacob Kowalski, interpretado por Dan Fogler, uma metáfora da escritora? As coincidências não são poucas.

Atenção, o texto contém spoilers.

Iniciaremos pela mais óbvia: as iniciais. JK de Jacob Kowalski, JK de J.K. Rowling. Os fãs mais assíduos sabem que a escritora nunca escolhe por acaso os nomes dos personagens e de lugares em seus livros. Todos têm uma razão.

Jacob é um no-maj (como são chamados os trouxas nos Estados Unidos), está desgostoso com seu trabalho em uma fábrica e sonha em ser padeiro, mas o empréstimo para abrir sua padaria é recusado, tornando as coisas ainda mais difíceis. Jacob tem talento para cozinhar. E gostaria de abrir uma padaria. Não para ficar rico, mas sim para alegrar o povo de Nova York com seu talento na cozinha.

Rowling teve uma juventude difícil, lutou contra depressão e foi recusada em inúmeras editoras. Além de ter talento para escrever, uma vez ela declarou que nunca imaginou que ficaria rica escrevendo livros e que escrevia por prazer.

No fim do filme, Jacob consegue o empréstimo no banco, abre sua padaria e a fila na porta é enorme, um verdadeiro sucesso. Após passar por todas as loucuras do mundo bruxo, ele tem sua memória apagada, mas todos seus doces têm formatos de monstrinhos. Quando questionado de onde ele tem as ideias, ele responde que não sabe e que elas simplesmente aparecem.

O mesmo sucesso, em proporções muito maiores, foi o que a escritora obteve. As filas na padaria, são as filas que os fãs fazem nas portas das livrarias para conseguir um autógrafo de Rowling, que uma vez declarou que a história de Harry Potter surgiu de repente em sua cabeça em uma viagem de trem, assim como Jacob não sabe de onde vem a inspiração para o formato dos doces.

As coincidências são muitas, assistindo o filme percebe-se que Jacob é de fato um personagem diferente, no qual o telespectador se afeiçoa. Não à toa, Jacob Kowalski é o primeiro protagonista trouxa de todas as histórias de J.K. Rowling.