Nós mulheres, magras ou gordas, altas ou baixas, brancas, negras ou orientais, de alguma forma conhecemos a pressão silenciosa e implacável sobre nossos corpos. As ditas revistas “femininas” são ilustradas de cabo a rabo com figuras femininas que pouco representam os corpos reais que circulam nas ruas e contribuem para que, mesmo que de forma inconsciente, as mulheres em geral sintam-se sempre de alguma forma inadequadas dentro de seus próprios corpos.
Já existe na grande indústria de beleza algumas tímidas iniciativas no sentido de mudar um pouco esse padrão, como a campanha da marca Dove, entitulada Beleza real . Mesmo assim, são iniciativas pontuais num imenso oceano de imagens “photoshopadas”.
Todas sabemos o resultado desses padrões de beleza feminina. Depressão, baixa auto-estima, transtornos alimentares, etc…
Pesquisando sobre uma tendência de moda chamada “body positive” ( “o corpo positivo” que celebra a diversidade de corpos femininos ), o Weweh Mulheres se deparou com um projeto muito bacana, nascido na Califórnia, chamado “The body positive”. Na home do site lê-se sobre o projeto : ” Estamos criando um mundo onde as pessoas estão livres do ódio por si mesmas, valorizam sua beleza e identidade e usam sua energia e intelecto para fazer mudanças positivas em suas vidas e comunidades. Desde 1996, “the Body Positive” tem reconectado jovens e adultos a sua sabedoria corporal inata”. O propósito, segundo a organização, é desenvolver no indivíduo ( seja mulher ou homem ) um “cuidar de si” mais prazeiroso e equilibrado e uma relação com o próprio corpo e consigo mesmo “guiada pelo amor, o perdão e o humor”.
Em uma página anexa, encontramos “Be body positive model” ( seja um/uma modelo corpo positivo ), em que se lê : “O Be body positive model proporciona para pessoas de todas as idades, tamanhos, orientação sexual, gêneros, etnias, habilidades e níveis sócio-econômicos, uma pessoa totalmente nova, sem pudores com o mistério e o milagre de viver em um corpo humano.” Na prática, essa filosofia traduz-se em treinamento de profissionais da área de sáude, workshops para o público, grupos em campus estudantis. Tudo para que as pessoas sejam guiadas a estabelecer uma relação saudável e de amor com seus corpos.
Iniciativas assim podem realmente criar um novo paradigma em nossa relação com o próprio corpo e quem sabe, transformar definitivamente a auto-imagem e a auto-estima das gerações futuras. Viver em um corpo humano é realmente um mistério e um milagre que merece nossa mais alta estima. Um corpo bonito é um corpo feliz !
http://www.thebodypositive.org/ ( site em inglês )