2 minutos de leitura
Você conhece os 5 tipos de TPM ?

A TPM ( transtorno ) ou SPM ( síndrome pré-menstrual ) é o conjunto de sensações que acometem a mulher até dez dias antes do início do ciclo mentrual. Segundo o Ministério da Saúde, ela atinge 70% das mulheres brasileiras e os sintomas são tantos e tão variados que a medicina classifica em 5 os tipos mais comuns.

TPM A – Está relacionada à Ansiedade e irritabilidade ( que provém da queda do estrogênio e maior liberação de adrenalina e cortisol )

TPM C – Relacionada à Complusão alimentar ( em especial por doces. Geralmente é a que provoca dores de cabeça )

TPM D – Relacionada à sentimentos Depressivos ( causa raiva, pensamentos negativos, lapsos de memória e baixa auto-estima, provenientes da queda de serotonina )

TPM H – Relacionada a Hidratação ou mais especificamente à retenção de líquidos ( ganho de peso, inchaço abdominal e de mamas, bem como das extremidades do corpo como mãos e pés )

TPM O – Abrange Outros sintomas, como alterações no fluxo intestinal, aumento da frequência urinária, dores generalizadas, cólicas e náuseas, entre outros.

As oscilações hormonais ligadas ao sistema reprodutivo feminino ( leia-se estrógeno e progesterona ) são as grandes responsáveis pelos sintomas da TPM. Já quando começa a mentruação, ambos os hormônios caem abrupta e bruscamente, podendo agravar ainda mais as sensações desagradáveis da TPM.

É difícil para uma mulher que sofre de TPM encaixar-se completamente em apenas um tipo. Em geral é comum uma mulher ter sintomas de um e outro “tipo” de TPM. Alguns hábitos já batidos realmente ajudam a melhorar o quadro da TPM, além de serem hábitos saudáveis para toda vida. São eles a ingestão generosa de líquidos (principalmente água), suplementos de vitamina B ( se for o caso ) e atividades físicas regulares. Em alguns casos mais graves, antidepressivos podem ser prescritos. A melhor saída ainda é uma boa consulta com um médico e a adoção de hábitos saudáveis.

Identificou seu tipo de TPM ?