2 minutos de leitura
Envelhecer, muito prazer…

Não. Não é legal envelhecer… As vezes a gente se olha no espelho e se acha uó ! Se dá conta de que estamos com a cara daquela tia lá de 20 anos atrás. A barriga pesa as vezes. Muitos pedacinhos do corpo que você nem sabia que existiam as vezes doem…ou aquela dorzinha que aparecia de vez em quando resolve dar as caras… pra sempre !!

A verdade é que não tem muita graça. E a sociedade – esse grupo abstrato de todas as pessoas juntas – ama a juventude e abomina a velhice. Os comerciais nos passam o tempo todo a mensagem de que temos que nos esforçar para ser magros e magras, lindos e lindas, ter a pele lisinha, esticada, a barriga chapada e se negam a admitir que estamos envelhecendo a cada novo dia…indo na direção do fim.

Eles nos vendem vitaminas pra reverter a morte das células, maquiagem pra disfarçar a pele cansada, modeladores pra você colocar de baixo da roupa e ficar toda boa. Mas ninguém fala muito de saúde. Como vender coca-cola e falar de saúde ? Como enfiar goela abaixo modelos femininos inatingíveis e falar de saúde ( inclusive mental )… como vender toneladas de alimentos processados e falar de saúde ? Como, como,como ?!

Pois é. Não há como. Amamos a mentira. A ilusão. A ilusão de que podemos ser jovens e belos pra sempre ou a ilusão de que uma bolsa cara ou uma roupa tal vai fazer de nós uma pessoa mais importante ou melhor.

Envelhecer vai na contramão da ilusão da sociedade de consumo. A ilusão de que podemos ser sempre belos, bons, melhores. Essa sociedade doente que nega a natureza.

Não que não se possa envelhecer bem, claro ! Provavelmente sem todo esse stress que criamos, sem essa alimentação processada e pobre, sem essa doença de querer ser belo ou aceito de certo modo, o homem poderia viver quiçá 200 anos. Mas estamos focados na casca e não no interior.

A decadência física incomoda sim… é chato. Ela nos joga na cara nossa finitude. Mas a maturidade da alma, alguma paz de espírito, a sabedoria que vem com o tempo só é possível com ela. Pra ser feliz, velho ou jovem, o caminho é sempre pra dentro. Assumir cabelos brancos, flacidez, rugas, perda de vigor físico sem querer voltar atrás é uma forma de superpoder que só é dado aos mais velhos. É um segredo compartilhado apenas entre aqueles que viveram com profundidade ou chegaram a entender por pouco que seja do milagre da vida.