4 minutos de leitura
Bazares beneficentes
um passeio pelos mercados de objetos usados e memórias descartadas

Um dos meus passeios preferidos são as feiras de antiguidades, brechós e bazares de todos tipo, sempre com objetos usados.Não sei de onde vem essa predileção. Nunca fui quando criança, por exemplo, em algum lugar do tipo, acompanhada dos meus pais. Já me disseram que tenho uma alma antiga… acho graça. Será ?

São Paulo é cheio desses lugares peculiares. A começar pelas instituições beneficentes, que tem nesse tipo de comércio a renda que repassam para seus beneficiados. A lista é grande : Lar Escola São Francisco, que hoje pertence a AACD, Exército da Salvação, Hope, Unibes, etc. A eles somam-se a tradicional Feira de antiguidades do Bixiga, a Feira da praça Benedito Calixto e todos os brechós, “Família vende tudo” e afins da cidade.

Sempre que posso, vou. Relaxo passeando sobre objetos abandonados, mais e menos conservados, cheios de história escondida. Imagino encontrar algum dia um brinquedo que me pertenceu, algum objeto em que escrevi meu nome, com minha letra de criança. O que seria bem pouco provável, considerando que minha infância já está um tantinho distante !

É possível encontrar de tudo; roupas, brinquedos, quadros, relógios, livros, móveis, aparelhos de ginástica…a lista não tem fim. Eu me contento em encontrar livros, muitas vezes praticamente novos, para minha biblioteca pessoal e objetos interessantes e peculiares… brinquedos antigos, regalos de viagem, rendas delicadas que cobriram alguma bandejinha para servir café. Tudo por uma pechincha que faz meu bolso bastante feliz !

Essa predileção, pra mim, tem uma explicação. Objetos tem história e fazem parte da nossa memória afetiva. Num presente muitas vezes caótico como é o nosso e de futuro incerto, passear pelo passado pode ser um alento, uma forma de exercitar a nostalgia de dias mais tranquilos e acessar em nós algum abrigo que estará sempre lá  e que se vê refletido nas xícaras de ágata da casa da avó, na pilha de jogos de todos os tipos da sessão de brinquedos, muitos deles que não existem mais. É uma espécie de passado-terapia. Comigo funciona !

Mas para aqueles não tão nostálgicos e mais pragmáticos, pode-se encontrar igualmente ótimas oportunidades, como um novo sofá, uma cristaleira, molduras, toca-discos, fogões,ítens de colecionador, etc, etc, etc…

São Paulo é ótimo para esse tipo de comércio, que também serve para você se desfazer do que só ocupa espaço em sua casa !

Seguem alguns endereços :


BAZAR PERMANENTE DO VOLUNTARIADO DO GRAACC
Rua Botucatu, nº 733 – Vila Clementino – SP(11) 5573-6754
Próximo à estação de Metrô Santa Cruz

segunda a quinta-feira, das 09h às 16h.

Tel.: (11) 5080-8514


BAZAR TEN YAD

Rua Bandeirantes, 469 – Bom Retiro – S. Paulo – SP

BAZAR UNIBES:

Filial 1: Rua Rodolfo Miranda, 293 – Bom Retiro – São Paulo.
Filial 2: Rua Rodolfo Miranda, 150 – Bom Retiro – São Paulo.
Filial 3: Av. Celso Garcia, 165 – Brás – São Paulo.
Filial 4: Rua Guarani, 63 – Bom Retiro – São Paulo.
Filial 5: Rua George Smith, 153 – Lapa – São Paulo.

Horário de funcionamento:
2ª a 5ª – das 9h às 18h30
6ª – das 9h às 17h30
Domingos e Feriados – das 9h às 16h

Doações: Agendar pelo telefone (11) 3311-7266 | 3226-7266.


BAZAR SAMBURÁ ( LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO )

Rua França Pinto, 783 – Vila Mariana, SP – 11 59087899

BAZAR BENEFICENTE DO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO

Avenida Santa Catarina 1781,São Paulo,SP,04378-300, Brasil tel.: 40032299

BAZAR PERMANENTE CASA HOPE

 Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 918, Vila Mariana – São Paulo-SP – 04014-002 – Tel:(11) 5084-7111



FEIRA DA PRAÇA BENEDITO CALIXTO

Praça Benedito Calixto, 158/162 – Pinheiros –São Paulo – SP – sempre aos sábados, de 9h as 17h