3 minutos de leitura
Desconecte-se
deslige o mundo e ligue-se em você !

Precisamos desconectar-se, silenciar, acalmar, esquecer ! Precisamos nos reconectar conosco que é o que realmente importa para que possamos nos relacionar de modo mais saudável com o mundo.

O problema é que vivemos em um tempo em que isso torna-se cada vez mais difícil. Querendo ou não somos bombardeados com imagens e informações sem fim sobre a vida alheia, o que acaba gerando uma ansiedade permanente e muitas vezes faz com que nos desconectemos de nós mesmos.

A conexão em tempo integral traz muitos benefícios ao mundo moderno. Resolvemos questões de trabalho de forma mais rápida e por vezes mais eficiente. Nos comunicamos com pessoas que estão muito distantes sem pagar praticamente nada por isso, podemos decidir a sessão de cinema em poucos minutos ou simplesmente deixar que o celular literalmente nos guie a um determinado destino. A questão é o preço que se paga por tudo isso. E sempre insisto que esse preço pode ser alto e meio traiçoeiro, porque não dos damos conta de que ele está ali, nas entrelinhas do nosso contato com o mundo. Nas mensagens que recebemos, sem querer, dizendo-nos o que é bom, o que é sucesso, o que é belo e por aí vai. Tudo pautado pela escolha da massa… Levando-se em conta que “a massa” é uma entidade abstrata altamente influenciável e mutável, isso claramente não é muito bom ! Estar acessível todo o tempo e muitas vezes exposto deveria ser uma escolha e não uma condição natural. 

Sou do tempo do pager…! Aquele aparelhinho apitava e você recebia uma mensagem dizendo que a ou b queria falar com você. Íamos ao orelhão mais próximo e ligávamos pra a pessoa. Ou não ! E, acredite, esse “ou não” faz toda a diferença !

Nem sempre estamos dispostos a compartilhar nossas vidas, nem sempre somos felizes, nem sempre estamos em um bom dia, nem sempre queremos ser encontrados ou ter nossa imagem divulgada por aí sem a nossa permissão, nem sempre queremos saber tudo o que acontece em tempo real ! Não saber pode também ser incrivelmente bom, assim como estar só, alienado até , por que não  ?!! Na verdade, gostaria bastante de andar por aí sem ter que trombar com a imagem da família margarina Huck/Angélica nas bancas ou mídias diversas, insistindo em me empurrar esse “ideal global” goela abaixo, mas esse é ainda um outro assunto !

A boa conversa ainda é muito importante.  Só que ela requer tempo. E atenção.  Duas coisas que geralmente a vida corrida das mensagens e redes sociais não nos propiciam. Em resumo, se desconectados, podemos reparar na pessoa sentada ao nosso lado no ônibus, dar bom dia a moça do caixa de supermercado, afagar o cachorro do vizinho e até permitir-se sentir com uma certa profundidade o tão temido tédio…! Lidar com o vazio da vida. Nem todo tempo precisa ser preenchido. Nem toda palavra precisa ser dita. As vezes a vida é sem graça mesmo !