O momento brasileiro é um dos piores já vistos para os profissionais. Diante da grave crise que se instalou no país, não só a perda de empregos mas também a diminuição óbvia de contratações vem desferindo golpes sucessivos na vida do profissional brasileiro.
Nesse cenário, entram também as grandes empreiteiras brasileiras, que vem se notabilizando por escândalos de corrupção de maneira exponencial. Se antes dito por muitos que em obras o desvio de dinheiro público era algo comum desde os primórdios da atividade pública, hoje temos processos em andamento mostrando que os volumes de dinheiro desviados são assustadores.
Algumas perguntas acabam surgindo sobre o momento atual e o futuro dessas empresas para o profissional que está no mercado. Seja dentro ou fora dela.
Se um profissional deve e sempre é analisado pelo seu desempenho, como será avaliada a empresa pelas atitudes de seus integrantes?
Como serão vistas as empresas que se envolveram em esquemas de corrupção? Não só pelo mercado em futuras transações mas especialmente pelos profissionais da área?
Uma imagem arranhada ou mesmo abalada de forma agressiva pelos atos de seus integrantes traz consequências pra o corpo de funcionários que a integra?
Qual seria o incentivo, além do salário, por vezes grande por outras comum como qualquer outra empresa, para um profissional seguir nessa empresa e não aceitar uma oferta de uma concorrente?
Um profissional sério procuraria vaga em uma empresa que teve notória participação em esquemas de corrupção com desvio de dinheiro público?
Especialmente empresas que tiveram a participação de seus donos comprovada em atos espúrios. Existe solução para a melhoria da imagem e da percepção de um profissional sobre tais empresas?
A única solução para a mudança de imagem de uma empresa assim, de imediato, é a necessária troca total do corpo diretivo e até mesmo o afastamento dos donos da empresa caso estejam estes envolvidos nos casos de corrupção. O que muitas vezes é impossível ou apenas uma ilusão. Tal atitude não é fácil e muito menos pensada pela maioria. Afastar um funcionário não é difícil. Donos se afastarem é outra coisa.
Mas infelizmente qualquer profissional sério terá péssima impressão da empresa se ela não tomar tais medidas.
Também se vê necessária a mudança da atitude do profissional que faz parte do mundo moderno. A exigência de um local livre de falcatruas deve ser feita por qualquer um que trabalha numa empresa. E não apenas se pensar no dinheiro a se receber no final do mês. Já que uma empresa inidônea tem grandes chances de se perder e se destruir a longo prazo.
Pode-se pensar ser isso utópico ou mesmo pueril. Mas na realidade é a única solução