Muito se fala no mundo do futebol que existem times “incaíveis”. Os torcedores desses times se orgulham deste feito e zombam os times grandes que já estiveram fora da elite do futebol.
No Brasil, São Paulo, Santos, Internacional, Cruzeiro, Flamengo e Chapecoense nunca caíram. Dois desses, Inter e Cruzeiro, encontram-se na zona de rebaixamento nesse momento, a 11 rodadas do fim do campeonato, podendo diminuir ainda mais a lista de “incaíveis”.
Nunca ter sido rebaixado não significa que ele nunca será, obviamente, mata a nomenclatura de “incaível”. E mais, o fato de o time já ter sido rebaixado, diminui o tamanho de sua história?
Grandes times do futebol mundial como Milan, Juventus, Napoli, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Bayern de Munique e Borussia Dortmund já foram rebaixados. No Brasil, Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Atlético Mineiro, Vasco, Botafogo e Fluminense já caíram. Na argentina apenas o Boca Junior nunca esteve fora da elite do futebol.
O rebaixamento de fato é um momento sofrido para o torcedor e para história do clube, mas o fato de ter sido rebaixado não muda a grandeza de um time. Todos esses citados acima não deixaram de ser gigantes por um ou mais anos de dificuldade. Títulos, ídolos, grandes momentos, torcedores espalhados pelo mundo, não são apagados por um rebaixamento.
Alguns times, inclusive, se beneficiaram com a queda para fortalecer ainda mais o vínculo de amor e fidelidade com sua torcida. “Eu nunca vou te abandonar” foi usado pelo Corinthians em 2008, quando disputou a série B e quatro anos depois estava conquistando a Libertadores da América e o Mundial de Clubes. O Palmeiras preferiu usar o “Amor sem divisão” em 2013 no seu segundo rebaixamento e é o atual campeão da Copa do Brasil e líder do Campeonato Brasileiro. Já o Vasco usou o “Eu escolhi acreditar” para tentar evitar a terceira queda, mas não conseguiu e hoje disputa a segunda divisão do Brasileiro.
Aos que nunca caíram, se esse dia chegar, demostrar ainda mais amor pelo seu time mostra o quanto ele é grande. Altos e baixos acontecem, o sofrimento é inevitável, mas subir na bola e com o apoio de sua torcida é fundamental para o time se reerguer. E claro, aguentar a zoeira sempre na boa, um dia você ri do rival, no outro ele ri de você.