Se o Palmeiras é 99,99% campeão brasileiro de 2016, o Santos pode ser considerado o grande vencedor do ano. Parece bobagem e pro torcedor isso pode até ser irrelevante. O santista muito provavelmente, ou melhor obviamente, queria mesmo é ver o time campeão e não ver seu time ser considerado o grande vencedor do ano.
Como todo torcedor de time grande, a espera é sempre por títulos e a ausência deles faz a emoção e muitas vezes a irracionalidade falar mais alto do que o pensamento claro.
O Santos Futebol Clube teve seu mais recente e atual presidente Modesto Roma, eleito em dezembro de 2014 e assumindo o clube em 2015 enfrentou logo no inicio graves problemas financeiros com problemas herdados da gestão do então presidente Odílio Rodrigues, que não cumpria com as obrigações salariais dos jogadores há um bom tempo. O time e torcedores viram jogadores como Aranha, Mena , Arouca, Edu Dracena e Leandro Damião saírem de graça.
No mesmo ano em que entrou trouxe de volta as Sereias da Vila, time de futebol feminino que havia sido extinguido em 2012. E montou um time sem custos de transferência e que por muitos parecia desacreditado. Já no ano passado chegou em sétimo no brasileiro e foi vice campeão da Copa do Brasil.
Esse ano está briga cabeça a cabeça com gigantes do dinheiro, como Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro. E briga sem grandes investimentos de novo. O Santos parece nem ter sentido o baque da falência financeira pela qual passava em 2014. Chegar em segundo ou terceiro ou até mesmo quarto nesse campeonato é um exemplo de gestão bem sucedida. E que deve ser aplaudido por todos, inclusive por seus torcedores. Sem medalha de campeão ou não, o Santos é o grande vencedor desse brasileirão.