13 minutos de leitura
​Como criar um blog, parte 3
Como criar um blog parte 3 : Começando a publicar através de sua mídia preferida para atingir seu público alvo. Primeiro, um blog de textos

Após ter feito cadastro e criado sua página com foto de capa, de perfil, com suas cores a seu gosto pessoal e uma frase para definir sua página, chega a hora de começar a publicar. Basicamente, o Weweh tem quatro tipos de publicação ao seu dispor, são elas: Textos, Assuntos, Vídeos e Fotos. Claro, nos textos você pode incluir tudo, texto, link de vídeo e fotos. Mas pode optar por ter uma mídia de preferência, já que no Weweh as publicações podem ser visualizadas pelo universo ao qual ela pertence. Se alguém optou por visualizar 20 usuários diferentes, essa pessoa pode visualizar tudo (visualização geral), ou visualizar exclusivamente pela mídia que prefere ver no Weweh. Ver todos os vídeos que são postados, todas as fotos e assim por diante.

Tanto a frontal tem isso bem claro, sugerindo que você publique o que gosta mais:

Quanto a forma de adicionar sua publicação, que fica o tempo inteiro no seu canto superior direito, laranja, onde aqui passamos o mouse:


Então vamos escolher mídia por mídia e entender a publicação no Weweh.

Ao escolher adicionar texto, a seguinte página aparecerá para você:

Você colocará um título e um subtítulo (aonde se encontra a frase “Em poucas linhas crie uma chamada”), este que é usado para o SEO (ferramenta que faz você ser achado na internet) da sua publicação, e que pode ser editado ao final da publicação. Em seguida você escolhe uma foto como tema do seu texto (textos não podem ser publicados sem foto). De preferência com no mínimo 830 pixels de resolução horizontal. (A foto pode ser colocada só ao final do texto ter sido redigido, se você preferir)

Pronto, agora é só começar a escrever!

Vamos falar sobre seu blog de textos no Weweh. Textos no Weweh tem uma diagramação bela e com possibilidades de inserção de foto, citação, inserção de vídeo, lista ordenada, cabeçalho e muito mais. Veremos um a um aqui. Detalhe necessário a ser respeitado: Um TEXTO não pode ter MENOS que 1000 caracteres! (não se consegue publicar com menos) 

Vamos ao menu de textos:

Essas são as opções de diagramação de textos no Weweh. Vamos explicar uma a uma da esquerda para direita:


  • O primeiro ícone se refere à formatação, o tipo de parágrafo que será introduzido:

Se você deixar o padrão, é a primeira opção: parágrafo. O texto vai limpo como um parágrafo normal. Sem nenhuma alteração:

A segunda opção é “Citar”, ao usar tal opção, o texto vira uma citação, menor que o restante do texto, com destaque. Pode ser usada pra uma frase importante, ou citação de um terceiro, por exemplo. Você escreve o parágrafo e depois clica em citar. Outros parágrafos entrarão ao lado da citação normalmente. Exemplo usando o mesmo texto:

A terceira opção é “Código”. A formatação “Código” do editor de texto é para citação de algum tipo de código de programação, dentro de uma caixa, como abaixo:

Todas as opções restantes são referentes ao tamanho de texto que será introduzido, como mostra o exemplo abaixo:

  • Vamos para segunda opção, colocar o texto em negrito:
  • Terceira opção, texto em itálico:

Podemos também ter as duas opções juntas:

  • Quarta opção, texto deletado:

  • Quinta opção, lista não ordenada:

  • Sexta opção, lista numerada:

  • Oitava opção, “identar” um parágrafo, que afasta seu texto da sua margem, o quanto você desejar:

  • A sétima opção é para você remover sua “identação”:

  • Nona opção, inserir link em uma palavra ou conjunto de palavras. 

Selecionando com o mouse (clique com o botão esquerdo do mouse em cima do que quer selecionar e arraste o mesmo) a palavra ou frase que deseja ser um link para uma página interna ou externa do Weweh. Na mesma opção você pode remover o link. Ao clicar em inserir você deve colocar o link que deseja, no espaço indicado. Se quiser que abra em outra janela, selecione a opção “Abrir Link em uma nova janela”. Caso contrário o link será aberto na mesma página do Weweh.

  • Décima opção, Inserir imagem:

Ao clicar em inserir imagem, uma janela abre pra você escolher uma imagem:

Do seu computador (a opção escolher arquivo, abaixo à esquerda do pop up), da sua galeria do Weweh (opção “escolha” acima à esquerda) ou da internet (na opção link, ao lado de escolha). A imagem pode ser inserida aonde quiser no texto, portanto é importante que coloque exatamente onde deseja, para não ter que deletá-la depois.

Depois de inserir uma imagem você tem a opção de editar sua imagem para colocá-la aonde prefere, ao clicar na foto, quando aparece o escrito editar:

Primeiramente você pode mexer no tamanho da foto, ao clicar no ponto preto à direita inferior, na quina da foto:

Ao passar o mouse em cima do ponto preto você pode clicar com o botão esquerdo do mouse para diminuir ou aumentar o tamanho da foto.

  • Exemplo de foto pequena abaixo:

  • Exemplo de foto grande abaixo:

Clicando em “posição”, você coloca a imagem aonde preferir, no meio (opção undefined), na esquerda ou na direita:

Colocando na esquerda ou direita e mexendo no tamanho, o texto fica ao lado da foto, como o exemplo abaixo:

Você pode também colocar um título e tornar a foto um link ativo, como no hiperlink de textos:

Por fim, após escolher suas modificações clique em “Guardar”. Para assim torná-las ativas. Se quiser apagar a foto clique em “Eliminar”. Após guardar suas modificações, você pode ainda mudar o tamanho das fotos normalmente.

  • Por último, décima primeira opção do menu de textos, inserir vídeo:

Ao clicar a seguinte janela aparece:

Você pode colocar o link do vídeo do youtube que deseja. Se preferir, em vez de inserir dessa forma, pode diretamente ir ao link do compartilhar no vídeo do youtube, copiá-lo e colar o mesmo no texto do Weweh. Ao clicar “Enter” depois de colar, o vídeo aparecerá no seu texto. Se quiser deletá-lo, é só colocar seu cursor com o mouse acima do vídeo e apertar a tecla “delete” do seu computador.

Ao finalizar seu texto, é importante se certificar que acima no lado direito você veja as palavras “Alterações salvas” antes de clicar  no botão verde “Publicar” usado para publicar seu texto. Enquanto estiver assim:

Você não deve publicar, pois parte do seu texto, mesmo que pequena, não estará salva. Quando a mensagem “Alterações salvas” aparecer, você deve clicar em publicar:

Após ter feito isso, você terá uma página para definir o público que quer atingir, as tags para ser achado pelo seu texto, o SEO do texto, se o texto é pra ambos os sexos (por padrão é, então deve mudar se quiser um gênero exclusivo) e se você quer que o texto seja visto no espaço dedicado somente por seus visualizadores ou pelo público em geral no site. (TODA ESSA ETAPA PODE SER DESCARTADA SE PREFERIR. É SÓ CLICAR EM DE NOVO EM PUBLICAR). Essa é a página em questão: 

Se logo no começo tiver optado por “Visualizadores”, o texto não irá para espaço algum dos 12 disponíveis e nem para o painel frontal do usuário.

Abaixo, as opções que aparecem e os públicos que você pode atingir no Weweh. São eles: Mulheres, Homens, Todos nós, Cidadãos, Cinemaniacos, Geeks, Esportistas, Leitores, Ouvintes, Telespectadores, Torcedores e Profissionais (todos explicados neste aqui). E claro a opção padrão que é “Visualizadores”. Se você escolhe qualquer espaço da lista acima, além de seus visualizadores, o espaço dedicado exibirá seu texto (ou mesmo foto, vídeo e assunto dedicado):

Depois você escolhe a língua para qual sua publicação tem prioridade. Ela será mostrada para todos os usuários que tenham selecionado o idioma que escolheu como idioma Principal ou Idioma secundário (as opções são português, espanhol e inglês):

Após este passo você escolherá o país prioritário para sua publicação. A publicação será mostrada para todos os países, mas terá maior preferência para os usuários que residem no país que selecionar:

Em seguida você escolherá as tags para ser achado dentro do weweh. Elas podem ser palavras únicas ou compostas separadas por espaço. Cada tag deve ser separada por vírgula:

Como já falamos, a meta descrição que vêm logo após é a descrição para você ser achado em mecanismos de busca na internet. Ela tem limitação de 156 caracteres. E como padrão é usado seu subtítulo do texto. Você pode editá-lo à vontade:

Você pode também restringir os comentários dos seus textos por gênero na opção “Respostas e comentários” e também publicar em um espaço permitindo que apenas seus visualizadores vejam sua publicação dentro deste espaço. É só clicar na opção final “Permitir que somente os seus seguidores visualizem esse post”:

Após todo processo, clique em “Publicar”:

Seu texto foi publicado dentro do Weweh.

Vamos para parte 4: Criar um blog de assuntos, um blog com mensagens mais rápidas e mais curtas