2 minutos de leitura
O “histograma” e o “UniWB”
Um bom modo de aproveitar ao máximo o histograma

Muitas vezes ouvimos que nosso “histograma” está estourado (bateu do lado direito). Algumas com grande perda na parte de alta luz (brancos estourados com em nuvens e outros) e outras com apenas um a parte pequena da cena, como uma camisa ou boné branco de alguém sob o Sol forte.

E diversas vezes todos nós ouvimos que se a foto foi feita no formato “cru” (RAW), podemos salvar, recuperar, este branco que estourou.

Verdade? Sim, podemos recuperar, dependendo de quanto, este branco ou alta luz que ficou sem informação ou textura.

On que poucos sabem, é que o histograma estourou, pois ele é baseado no seu jpeg, mesmo que você tenha fotografado em RAW, por isso você depois pode recuperar este “estourado” na área clara.

Uma solução ainda melhor, para quem fotografa em RAW e quer saber o resultado verdadeiro nem seu histograma, é conseguir o chamado UniWB. (balanço de branco universal)

A maioria das câmeras digitais atuais tem duas vezes mais sensores de luz verde, como eles têm vermelhos e azuis (referenciados como RGBG). Agora, para conseguir um cinza neutro, alterando o equilíbrio de brancos, geralmente os canais vermelho e azul precisam ser amplificados mais do que o verde.

Então, quando sua câmera gera histograma baseado JPG (onde a configuração de balanço de branco na câmera é levada em conta, independentemente do fato de que você fotografe em RAW), sob uma luz incandescente, o canal azul será mostrado como estourado antes de onde realmente chegou. O mesmo vale para o canal vermelho usando balanço de branco para sombra.

Para usar o UniWB , basta encontrar um arquivo RAW da sua câmera na internet n(procurando no Google UniWB para câmera tal, de preferência em inglês), fazer download, copiar para o cartão de memória e ajustar o balanço de branco da câmera usando essa foto (na maioria das câmeras modernas você pode definir WB baseado em foto tirada ) .

Saiba de que as cores no LCD da câmera ficarão longe da realidade, ficando bem verdes, e precisarão de alteração durante o processamento do arquivo RAW, no editor.

É só fotografar algo branco antes de começar e depois clicar com o conta-gotas do editor no branco da foto e acertar todas as fotos de uma vez (batch processing).