A vida nos leva por caminhos que muitas vezes são inesperados. Nossas expectativas muitas vezes são diluídas ou mesmo esmagadas. Se a culpa é das circunstâncias ou mesmo da própria expectativa em si, cada um pode dizer ou julgar.
Mas não é possível virar as costas ou mesmo culpar os outros pelos percalços que passamos. Raramente a culpa de um fracasso, seja qual for a área no qual ele ocorreu (profissional, pessoal, financeira, amorosa, familiar) é 100% dos outros. Sempre temos nossa parcela de culpa. Maior ou menor, por burrice, por ingenuidade, preguiça, falta de conhecimento ou outras inúmeras possibilidades. Mas é fato, alguma parcela de culpa temos.
O que nos faz adultos e responsáveis é justamente a capacidade de procurar enxergar as falhas e não desistir no primeiro, segundo, terceiro ou mesmo milésimo fracasso. A história nos mostra que os maiores êxitos vieram de pessoas que persistiram o quanto foi necessário.
Só para citar duas pessoas que são famosas e passaram por maus bocados:
J.K.Rowling: É impossível viver sem fracassar em algo, a menos que se viva com tanta cautela a ponto de nem sequer viver de verdade.
Thomas A. Edison: As pessoas não são lembradas pelo número de vezes que fracassam, mas sim pelo número de vezes que têm sucesso.
Vejo inúmeros alunos que acham que sairão fotografando já como profissionais e ganharão rios de dinheiro rapidamente. Se esquecem do principal, se especializarem e se prepararem pro futuro. Erros virão, e quanto antes eles acontecerem, melhor o aprendizado.