- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Grafite Gigante!
3 recomendam6 min- Terror…É, só que não!
3 recomendam1 min- Dois sites úteis para iniciantes
3 recomendam1 min- Ecológica e Elétrica
3 recomendam2 min- Gêmeos, Mórbida Semelhança
3 recomendam9 min- Prazer, Arctic Monkeys
3 recomendam2 min- Dicas de fotometria
3 recomendam3 min- FOTOGRAFIAS
3 recomendam5 min16 de outubro de 2015 2 minutos de leituraA preocupação errada dos iniciantesIniciantes em fotografia se preocupam demais com a câmera que usarãoÉ curioso ver pessoas que querem entrar no mundo da fotografia. Ou mesmo os que já entraram. Ao falar como vão ou querem entrar na área, muitos se preocupam em falar site que câmeras compraram, ou mesmo pedirem informação sobre que câmeras devem comprar.
Nessa quarta numa saída fotográfica no Ibirapuera um garoto se aproximou de mim e quis puxar conversa. Falou que ia começar a estudar fotografia. Em menos de dois minutos de conversa ele citou sua câmera: “tenho uma 7D”.
Como ele muitos se mostram interessados na câmera que vão comprar ou mesmo que já compraram. A ideia de muitos é que a câmera é o instrumento principal na fotografia. Óbvio, sem ela não se tira fotos. Mas a preocupação é como se a câmera fosse um diferencial grande. Que entre os modelos disponíveis, existe uma diferença de qualidade que pode se mostrar na qualidade. Se verdade, e de certa forma é, a câmera não é o principal. Nunca foi.
Pra se ter ideia, entre as dezenas de câmeras no mercado, muitas delas fazem uso do mesmo sensor. Ou seja, Canon, Nikon e as demais, tem entre sua linha de câmeras vários modelos diferentes, e muitos deles usam exatamente o mesmo sensor. Portanto, o resultado da foto final é, simplesmente, o mesmo.
O mais importante, especialmente hoje em dia, em tempos de ótimos sensores, é e sempre foi a lente. Simples assim.
As pessoas gastam tubos de dinheiro em câmeras e não se dão ao trabalho de comprar uma boa lente. A lente que vem com a câmera não chega nem perto do que o sensor pode oferecer em termos de resolução. Boas lentes fazem grande diferença na imagem final.
A concentração deve ser em montar um Boa grade de lentes. Lentes ótimas atravessam o tempo e sente te darão excelentes resultados.
O que é uma boa lente?
Uma lente que consegue extrair o máximo de resolução que seu sensor oferece. Uma lente resistente a aberrações cromáticas, ao conhecido “flare”, que tem um bom contraste, bom micro contraste. Que tem pouca distorção.
Aonde você pode se informar sobre lentes?
Seguem bons links abaixo:http://photozone.de/
http://www.slrgear.com/reviews/index.php
http://www.lenstip.com/
http://www.dxomark.com/
Nesses links você encontra análises detalhadas das mais variadas lentes, análises que mostram absolutamente todas características importantes na hora da foto. E como deixarão seus resultados satisfatórios pra todo tipo de exigência. Desde o amador, que quer um bom resultado, até o profissional que exige o máximo de sua imagem final.
Comentários (2)- Natalia Pini 2015/10/19
Ai Gizuis, já não bastasse ter devorado seu blog agora tenho mais 4 sites nos Favoritos …
Respostas (1)
- 10 erros comuns por fotógrafos
- Slim ou Skinny