Duas coisas pra se certificar ao comprar uma lente.
Existem dois problemas mais do que comuns ao comprar uma lente. É sempre bom se certificar ao comprar e trocar por outra cópia se necessário.
A primeira seria uma “descentralização” (adaptei a palavra do inglês, pois não tenho ideia como traduzir, sinceramente). O que é isso? Simples. Um lado da foto fica claramente mais nítido do que o outro. Isso é visto quando temos a imagem em 100% no computador, quase impossível de ver no LCD. Pra checar, tire uma foto de algo plano com relevo num diafragma 5.6 e depois abra no computador em tamanho real. Veja os lados da cena e se a nitidez é a mesma. Se um lado estiver mais “borrado” que o outro, devolva a lente.
Ao comprar uma lente com f1.4 ou 1.8, é bom checar se nessas aberturas a lente não foca nem à frente, nem atrás do objeto desejado, acontece muitas vezes. Fotografe uma régua, no número escolhido e veja se sai focado. Caso não, é bom levar câmera e corpo para serem calibrados.
Coisas como aberração cromática, flare e outros, muitas vezes são normais dependendo da lente, mas os problemas citados acima não devem acontecer!