- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- FX
3 recomendam1 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min- Fotômetro pra iniciantes
3 recomendam3 min- Stop-Motion
3 recomendam2 min- Fotometria, como pensar ?
3 recomendam2 min- Sobre o Inglês
3 recomendam3 min- Cyber Dancing
3 recomendam3 min- A prata de Diego que vale ouro
3 recomendam2 min20 de janeiro de 2014 2 minutos de leituraCriatividadeUm processo, não somente um dom.Eu tive um professor de história da fotografia que dizia que não existia dom, existia o exercício, a disciplina e a experiência, que faziam com que o fotógrafo ficasse cada vez melhor. Se não concordo plenamente, acredito que alguns tem mais facilidade (e são raros) e outros que não a tem, podem muito bem trabalhá-la e conseguir ficar no mesmo estágio que os outros, basta trabalhar mais.
O que falo agora não se aplica apenas a fotografia, mas sim a qualquer profissão que te deixe com liberdade para criar.
Primeiramente, aprenda que criatividade é um processo. Você primeiramente tem um tema, depois pensa em como vai desenvolver este tema. E mais, você deve saber justificar porque o resultado ficou como você produziu. Ex: você usou um “filtro” do instagram. Porque que usou? E não, não basta dizer que é porque você achou bonitinho. A foto acima teve um processo longo de criação. É a mistura do que eu achava mais apropriado para fazer meu TCC do primeiro ano de fotografia no Senac, o tema: a família. Pensei que deveria fazer com que eu mostrasse a influência dos pais nos filhos (esta foto é só do pai, existem outras quatro, três que são convergências do pai e mãe, para mostrar como são os filhos). Portanto tive como escolha fazer o projeto através de três pontos: família, pixels e teoria de mecânica quântica. (não aprofundada, pois não sou físico). Existe então um motivo para ter ficado o resultado como ficou. A cor pra cada foto tem um motivo.
Por fim vão pequenas dicas:
- A primeira solução nunca é a mais criativa ou valiosa. Pelo menos não a pensada, talvez a que você tem de insight quando nem está pensando no caso.
- A foto (trabalho) que todos fazem e está sendo apenas reproduzido por você, com pequenas alterações, não é criar em cima, é ter um ponto de partida de outro artista, portanto sua criatividade não é sua ainda
- Você pode ser criativo no seu dia a dia, desafiando-se em tarefas simples e cotidianas. Eu por exemplo nadei durante vários anos. Teve um ano que me desafiei a criar um treino, o mesmo treino, e fazê-lo de forma diferente todos os dias. Ajuda a mente a se reciclar e buscar alternativas.
Boa semana.
- ISO, Velocidade e Diafragma
- Slim ou Skinny