Curtas da fotografia:
- Photoimage Brasil: Em agosto, de 25 a 27, no espaço expo center norte, acontece uma das feiras mais
tradicionais do mundo da fotografia. A Photoimage Brasil, que estará na sua 23° edição traz novidades do mundo fotográfico, incluindo simplesmente tudo, de câmeras a processos de impressão, estúdios até cinema e vídeo está presentes. Boa oportunidade pra quem está começando no mundo da fotografia, conhecer um pouco de novas possibilidades pra agregar ao seu negócio. O evento costuma ter também apresentação de fotógrafos. Pra quem quiser, é possível fazer o cadastramento no site do evento.
- Mercado livre: Pra quem está a fim de conhecer um pouco do mundo mirrorless, está tendo um “feirão” no Mercado Livre. Uma câmera pequena da Samsung, a NX3000, está por uma barganha: 799 reais. Câmera com um sensor de 20 megapixels, muito portátil e que passa desapercebida pela maioria das pessoas. Não chama a atenção nas ruas e é fácil de ser levada pra lá e pra cá sem precisar de bolsas ou cases, só pendurando-a ao pescoço.
- Exposições: O Shopping Morumbi está com uma exposição da National Geographic, com 50 fotografias
históricas da revista. De Steve Mccurry, David Alan Harvey e Jodi Cobb, entre outros. Com fotos como a da menina afegã (e ela também adulta), fotos de leões em batalha fatal e muitas outras a mostra traz momentos históricos do mundo. Impressões grandes, com aproximadamente 1 metro no maior comprimento te remetem a realidade de forma marcante. Fui visitar a exposição com uma aluna e tanto eu como ela adoramos a exposição. Um momento pra ser lembrado. Horários: 10 as 22hs. Ainda está até o dia 26 desse mês em exposição a coleção Pirelli Masp. No Masp, obviamente. Todos os dias até 00:22hs
- Full Frames acabarão até 2025? Na opinião do Doutor Rajiv Laroia, da startup “Light”, isso acontecerá. Responsável por um projeto de celular que terá vários módulos e sensores, fornecendo várias distâncias focais (35, 70 e 150 milímetros equivalentes) em toda a gama de módulos. No esquema da Light, “Dar zoom” é conseguido simplesmente tendo os dados de imagem a partir de módulos com lentes de distância focal mais longos ou mais curtos construído dentro desses. Sei que parece grego e até pra mim é. Mas trocando em miúdos, esses vários sensores darão uma imagem de alta resolução e substituirão o zoom digital por um zoom ótico. Um projeto israelense foi comprado pela Apple há pouco tempo atrás. Talvez tenham se precipitado, já que o projeto da Light parece ser mais eficaz. (fonte: http://www.imaging-resource.com/news/2015/04/18/photo-startup-light-reimagines-compact-cameras-via-multi-module-camera-tech). Protótipo abaixo:
- Depois de um projeto ameaçar a liberdade da maioria dos fotógrafos na Europa, a grande maioria dos deputados do Parlamento Europeu (deputados do Parlamento Europeu) votou para remover a formulação da proposta de reforma de direitos de autor atual que poderia ter causado um monte de problemas para fotógrafos. Como foi anteriormente formulada, a proposta teria exigido fotógrafos que criassem ou utilizassem imagens que contavam com edifícios ou obras de arte pública por direitos autorais para obter permissão para fazê-lo. Algumas partes da União Europeia mantém uma ‘Liberdade de Panorama’ lei que permite a fotografia de edifícios protegidos por direitos autorais e estruturas permanentes para qualquer uso, inclusive comercial. Outros países exigem permissão para usar essas imagens. A proposta em questão teria estendido estas restrições em todos os países da União Europeia. Temia-se que, se a proposta aprovada em sua forma original, fotos de estruturas protegidas por direitos autorais tiradas pelo público comum e postadas em sites que têmpublicidade, tais como Facebook e Twitter, poderiam ser objeto de violação de direitos autorais. De acordo com a “Amateur Photographer”, 711 dos 751 deputados votaram para remover o texto proposto. (via http://www.dpreview.com/articles/0638687467/european-parliament-removes-troubling-wording-from-copyright-reform-proposal)