Hoje é o dia mundial da fotografia. O dia vem da introdução oficial do daguerreótipo na França em 1839. (quando o governo francês comprou a invenção de Daguérre )
Nada mais revolucionário à época e nada mais gostoso para se expressar. “O momento decisivo”. “Uma imagem fala mais que mil palavras”. Algumas das máximas que ouvimos sobre a fotografia. Nada, hoje em dia, é mais usado para se expressar do que a fotografia. Ela virou a forma de mostrar nossos olhos a todos. Do próximo ver através de meus olhos. De conseguir enxergar através dos olhos do próximo. De se mostrar para o mundo. De denunciar. De eternizar. De emocionar. De se mostrar.
Nossa cultura é determinante para o que somos, para o que produzimos, para o que produzimos fotograficamente. Todos temos um histórico sócio-cultural relevante que deve ser mostrado para o mundo. E nada mais imediato e mais fácil para tal motivo, do que a fotografia.
Não importa se para mostrarmos a ordinariedade do selfie, ou se para criarmos algo novo na linguagem fotográfica. A fotografia mudou a cara do mundo. Mudou a vida das pessoas. Fase após fase, a fotografia se reinventa para sobreviver ao seu criador num mundo cada vez mais tecnológico e menos pessoal.
Guardamos lembranças em nossas mentes, as expressamos através de fotografias. Congelar um momento de tristeza, felicidade, excitação é se perpetuar no tempo. É se eternizar na memória coletiva. É pegar momentos que nunca se repetirão e transformá-los em verdades eternas. É transformar o passageiro em eterno. É criar história.
Hoje temos bilhões de pessoas tirando fotos no mundo. Sim, crianças fotografam até mesmo de aprender a escrever e ler, e porque não até antes de pronunciar ou balbuciar uma palavra.
Viva a fotografia.