Do mais aberto ao mais fechado:
escala F na lente: f1.0, f1.4,f2.0,f2.8,f4.0,f5.6,f8.0,f11,f16,f22.(existem números intermediários e nem todas as lentes tem diafragmas abaixo de f4). Quanto maior o número f da sua lente MENOR a abertura, portanto se usarmos o mesmo ISO em duas fotos diferentes, sempre o maior número f demorará mais para tirar a foto. Sempre que diminuímos o número f, estamos indo pro lado direito do fotômetro e vice versa.. Existem outras aberturas intermediárias, mas essas são as que chamamos de pontos cheios. Sempre que passamos de uma para a subsequente mais rápida, estamos “fechando um ponto de luz”, e vice-versa (para a mais lenta, estamos “abrindo um ponto de luz”). Um ponto de luz representa o dobro (se mais lenta) ou a metade de luz do anterior (se mais rápida) entrando na foto. (atingindo o sensor)
Vamos as considerações sobre a abertura do diafragma?:
1. Vamos pensar como devemos decidir qual abertura usar. Muitas vezes não pensamos a que queremos usar, mas sim qual podemos usar. Num ambiente fechado, dentro de casa, dificilmente você conseguirá usar um diafragma fechado. Como o olho, que dilata a pupila, devemos abrir o diafragma para facilitar o trabalho da câmera. Por que? simples, quanto mais fecharmos o diafragma, sempre teremos que tirar uma foto mais longa (considerando o ISO fixo nas duas fotos). E dentro de casa, à noite e etc, esse tempo a mais significa muito tempo para segurar uma câmera e não tremer. Se temos um tripé e fotografamos algo que está parado, tanto faz, posso escolher qualquer abertura, pois o tempo se torna irrelevante.
2. Agora, se por acaso eu medir a luz certa e usar diferentes diafragmas(compensando por exemplo na velocidade), a foto sairá a mesma? não. A luz será, mas o efeito ótico será diferente. Quanto maior a abertura ( número f menor) a nitidez, atrás e na frente do ponto de foco, será menor (efeito de “desfocar”) e vice-versa, quanto mais fechado, mais nitidez acontecerá no exemplo citado. Portanto, quando queremos destacar o objeto (retratos por exemplo), usamos aberturas grandes, e para ter tudo nítido (arquitetura, natureza…), usamos aberturas fechadas.
3. Um diafragma muito fechado (f22 para câmeras como t3i, d7100 e etc ou f8 para câmeras compactas, com lentes bem menores) causa “difração”, algo que faz com que em vez de termos mais nitidez, perdemos resolução.
4. Um diafragma muito aberto, como f2 por exemplo tem uma resolução pior nos cantos da imagem, portanto se queremos uma nitidez uniforme, devemos pelo menos chegar a f5.6.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Difra%C3%A7%C3%A3o