Muitos alunos se decidem por fotografia em estúdio. Seja de pessoas, seja de produtos. A dificuldade maior, além de ter que comprar todo equipamento (já falamos disso…), é aprender a como usar a luz dentro do mesmo.
A grande vantagem do estúdio é justamente o domínio COMPLETO da luz. Algo inviável para um fotógrafo de casamento, de eventos, rua e etc. No estúdio é possível reproduzir todo tipo de luz. Podemos criar uma luz parecida com a luz natural, luz dura, luz suave, de janela e outras mil possibilidades. Uma fonte, duas fontes, e ainda mais.
Ansiosos para ter seu estúdio, alunos se informam na internet (sempre ela) qual o equipamento comprar e muitas vezes metem os pés pelas mãos ( dica: procure usados no Mercado livre e outros lugares, pois vários fotógrafos começam, desistem e vendem bem barato seus estúdios) comprando equipamentos errados e desnecessários.
Que tal antes de decidir o equipamento comprar um livro. Até mesmo ANTES de fazer um curso de estúdio. Ir com uma base para a aula é muito melhor do que chegar sem noção alguma.
Claro, é bom que seja um livro didático. E é isso que o livro Luz, Ciência e Magia oferece: nada mais do que um verdadeiro “luz de estúdio para leigos totais”. A primeira vez que o li fiquei impressionado com a didática dos autores. O livro mostra de maneira fácil, inteligente e clara como fotografar dentro de um estúdio. fazendo você então entender qual a necessidade tem para seu estúdio futuro. é possível entender muito mais de luz após ler o livro. Uma “base” excepcional para quem vai seguir o caminho e fotografia de estúdio. Vale muito a pena. e como disse antes, mais ainda ler ANTES de fazer curso de estúdio, para chegar com mais conhecimento e até ideias do que se quer fotografar.