2 minutos de leitura
É uma boa comprar um flash Yongnuo?
O flash Yongnuo da fabricante chinesa tem prós e contras. Mas é um risco ainda

O fotógrafo que começa na carreira dificilmente tem dinheiro sobrando. É preciso uma série de coisas para ter um equipamento completo. Algumas lentes, corpo reserva, tripé. Flash e por aí vai.

Diante das necessidades o óbvio vem como opção. Outras marcas de produtos, que não a marca original da câmera. Claro, exceção o corpo da câmera. E pra variar, nos dias de hoje vem o país que tudo faz: a China. O país que faz desde o HiPhone até muita coisa que é produzida por empresas conhecidas de todos os cantos do mundo tem também uma marca que vem crescendo no mundo da fotografia. A marca Yongnuo.

A princípio não precisa ser gênio para entender o porquê de a marca estar crescendo e chegando no mundo todo. A resposta é óbvia: o preço. Os preços são muito menores que os da concorrência. Um flash com a mesma capacidade que os da Canon e Nikon (afinal são cópias fiéis) dedicados para estas custam menos da metade do preço às vezes.

Então, a solução é comprar o Yongnuo não?

Bom. Como também é óbvio deve se analisar os prós e os contras. Os prós: preço barato e mesma capacidade dos originais. Os contras: qualidade desconhecida e pouca assistência no Brasil. O barato as vezes sai caro.

É uma marca nova. Não se sabe a longo prazo o que vai acontecer com os produtos. Quando se compra um carro você procura uma marca já estabelecida no mercado há longos anos. Por causa da assistência, da confiabilidade. Coisa que ainda não existe vindo da marca chinesa Yongnuo. Ela pode a longo prazo ser fantástica. Ou pode ser uma furada.

O que posso dizer de experiência pessoal dando aula é que já ouvi problemas dos mais diversos. Um aluno teve a sapata de flash de sua câmera queimada por causa do flash Yongnuo. Outro teve o compartimento de pilhas abrindo em plena sessão de fotos. E mais que um está com seu flash só disparando em potência máxima. O flash parou de ser regulado e não consegue mais calcular a potência certa. Seja manualmente ou no modo automático. Aliás problema comum da marca. É só dar um google em inglês relatando o problema. Vários usuários têm tido tal problema.

E com isso fazer o que? Ligar na autorizada? Qual autorizada exatamente? Ou ligar na China?

Os produtos Yongnuo, especificamente os flashes e especificamente aqui no Brasil, representam ainda um risco para o consumidor. Pelo menos por agora, infelizmente.