Muitos alunos gostam do efeito gerado pelo “contra-luz”. Efeito que ocorre quando vemos uma cena aonde a fonte de luz de uma foto (da própria cena independente da foto ser ou não tirada) está atrás do objeto fotografado e de frente pro fotógrafo e sua câmera fotográfica.
Recurso ou opção que provém da época do desenho (quando desenhistas com pouco talento ou capacidade faziam apenas contornos de seus personagens ou objetos e preenchiam os mesmos com a tinta da caneta ou lápis, pois não sabiam como desenhar o resto, só o contorno), o contra-luz acontece na fotografia pois a câmera não tem a capacidade de registrar a luz toda que o olho está enxergando, desde a área mais clara até a área mais escura. (definida como latitude nos termos fotográficos)
Vamos ao que interessa, pra quem quer criar o contra-luz, deve-se primeiramente tomar cuidado com áreas pretas muito grandes nos cantos da cena, principalmente em cenas de natureza, aonde muitos iniciantes com desejo de fazer tal efeito deixam árvores e terra totalmente pretos.
A medição de luz deve ser feita no modo pontual (favo consultar o manual da câmera para acha-la) e assim devemos medir a luz diretamente atrás dos objetos que queremos deixar pretos, assim mantemos a parte de trás preservada e a parte da frente naturalmente ficará escura. Sempre lembrando que a medição pontual só pode ser usada quando sabemos os valores tonais do que estamos medindo na cena (se a cor e luz que estamos medindo representa no fotômetro 0, +1, +2 ). Exemplo abaixo:
Quando terminar de medir a luz, pode ocorrer que ao recompor a cena pra tirar a foto, sua medição estará indicando valores errados. Você não deve se importar, já que fez a medição atrás, que é exatamente o lugar que deve estar perfeitamente exposto.