3 minutos de leitura
Estrelas do show: Photokina
Com poucos lançamentos realmente diferentes, a feira tem alguns interessantes

Como já falado aqui, a feira de real importância par os lançamentos no mundo fotográfico começa hoje. Fabricantes, em meio a queda vertiginosa de vendas, por causa principalmente do celular que vem substituindo câmeras pequenas, parecem estar com o pé no freio para lançar novas câmeras. Mas isso não impede de termos as estrelas do show. De marcas como Fuji, Sony, Olympus e Ricoh, nada novo, mas Nikon, Canon, Panasonic, Leica e principalmente Samsung lançaram novas câmeras.

Vamos aos mais interessantes, por ordem de originalidade e utilidade.

Samsung NX1:

A Samsung acabou ganhando a atenção com a câmera mais completa anunciada: com sensor APS-C de 28 megapixel, 15 fotos por segundo, e simplesmente 209 pontos de autofoco! Corpo resistente a chuva e etc. Querendo entrar de vez no mercado e ter uma fatia considerável de market share, fotógrafos de ação tem uma ótima opção para tal propósito agora! preço a confirmar

Leica M 60 edition:

A marca que é uma verdadeira boutique hoje em dia ganha destaque pela originalidade: por “míseros” aproximados 20000 dólares você comprará uma câmera comemorativa dos 60 anos de aniversário da linha “M”. Detalhe: a câmera NÃO TEM LCD! a volta ao filme na geração digital! no lugar do LCD há um controle de ISO. Você só vê a foto em casa! Opinião: caro como tudo da Leica, mas ideia sensacional.


Canon 7D markII:

A já velhinha 7D ganhou uma substituta. Novo sensor, com 20 megapixel, e os 19 pontos de AF foram substituídos por 65!!! Com 10 fotos por segundo, fica ainda melhor para os fotógrafos de ação. E com o novo sensor (tecnologia que começou com a 70D) o autofoco é muito mais rápido e confiável usando o live view ( fotografar pelo LCD). A Canon, apesar de não fazer um update considerável em sua câmera já muito boa, consegue manter seu público cativo com essas melhorias.

Nikon D750:

A Nikon parece realmente estar apostando num futuro com câmeras full frame (sensor igual em área ao filme 35mm antigo). A marca lança seu quinto modelo diferente dos atuais. Já tinha a D810, D610, D4s e DF. E agora lançou a D750. Corpo pequeno, LCD móvel, 24 megapixel e 6.5 fotos por segundo, a câmera promete (apesar de usuários críticos) substituir a D700 original com a mesma alma da citada. Muitos usuários da original D700 se disseram órfãos por acharem a D800 exagerada e não uma continuação da linha D700. A câmera promete ser a melhor da linha Nikon em ISO alto. É pagar pra ver. Este que vos fala tem interesse, só não tem dinheiro.

Panasonic DMC-CM1:

Eu ia escrever sobre a câmera compacta da Panasonic, a LX100, mas a notícia mesmo parece ser a CM1: câmera ou celular? celular ou câmera? Estamos presenciando a evolução do celular com câmeras que poderão ser usadas para impressão de fotos em tamanhos grandes. O “celular” CM1 tem uma câmera de 20mp em um sensor de uma polegada, maior do que os sensores da maioria das câmeras compactas que você tem em casa. Fotografa em RAW, e tem nada mais nada menos do que uma lente Leica.