Com o advento do digital, o termo fator de corte se tornou comum no mundo fotográfico. Já existia antes, mas a fotografia digital trouxe de maneira muito mais contundente, já que mais de 90% (acredito!) do mercado de câmeras tem algum fator de corte (por causa do sensor) a ser considerado.
Mas o que seria fator de corte e o que influencia na fotografia?
Para entendermos fator de corte, precisamos entender antes de tudo saber corte de onde? Simples. Por boas décadas fotografamos com filme, negativo ou positivo, o chamado filme 35mm, que tinha dimensões de 24mmX36mm (AxL). Sendo então o que tínhamos como padrão. Toda lente que eu colocava na minha câmera cobria exatamente esta área. Ângulo de visão com sensor full frame (linha vermelha) e sensor “cortado” (linha pontilhada)
Acontece que com o advento do digital, fabricantes tinham que desenvolver sensores para substituir o filme, e estes precisam obviamente, de altos investimentos para serem desenvolvidos e adquirirem a qualidade que satisfaça as necessidades dos fotógrafos.
Quando falamos de fotografia quanto maior o sensor, (na teoria…)…melhor a qualidade, afinal de contas, quanto maior o sensor, menos teremos que ampliar uma foto na hora da impressão.
Mas como falamos, produzir sensores custa dinheiro. Então no começo e mesmo hoje em dia, estabeleceu-se um padrão de sensor que acabou dominando o mercado, um sensor menor do que o antigo filme, por questões econômicas. Portanto dizemos que o sensor tem um fator de corte, já que podemos dizer que pegamos um sensor do tamanho do filme antigo e “cortamos” uma área menor para usar na câmera. (claro, não cortamos realmente, apenas produzimos um sensor menor). A partir daí temos o “fator de corte”. Alguns sensores tem fator de corte maior que outros. E quando temos um sensor do mesmo tamanho que o filme antigo 35mm, temos o sensor chamado full frame.
O que muda?
Se colocarmos a mesma lente na frente de uma câmera com um sensor menor, essa lente cobre uma área menor, portanto, o campo de visão é diminuído.
Quanto maior maior o fator de corte, e então menor o sensor, maior a ampliação do objeto. Assim, conseguimos um “grande alcance de zoom” (terminologia errada, mas pra ficar fácil de entender) com lentes curtas se fossem usadas pra um sensor grande.
Câmeras da marca Nikon (exceção à linha “1”) e Sony, que trocam as lentes e não tem sensor full frame, possuem um fator de corte 1.5. Ou seja, se colocar uma lente 50mm nessas, tenho um campo de visão igual à uma lente 80mm em uma full frame.
Câmeras da marca Pentax (exceção a linha “Q”) e Samsung também tem um fator de corte de 1.5
Câmeras Canon que não tem sensor full frame tem um fator de corte 1.6.
Câmeras Panasonic e Olympus tem fator de corte 2.0
A linha Nikon “1” tem fator de corte de 2.7