- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Se beber, pinte
3 recomendam3 min- Child’s Own Studio – custom making soft toys with children
3 recomendam1 min- FOTOSHOP!
3 recomendam1 min- PosterGrafix
3 recomendam1 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min- Carnaval
3 recomendam2 min- FX
3 recomendam1 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min6 de março de 2014 2 minutos de leituraFotografia, redes sociais, e relacionamentos: analogiasPense a longo prazo, desenvolva estilo próprio. Pense!Vou fazer algumas analogias para que os fotógrafos entendam a necessidade de construir durante o tempo seu próprio estilo e não se render a soluções imediatas mediante a necessidade de clientes que muitas vezes entendem necas de fotografia, simplesmente viram uma foto com algum “efeito” e gostaram e querem “igual”.
Num mercado cada vez mais disputado e maior, há espaço para todo tipo de profissional, desde o que cobra 30, 40mil reais até o que cobra 2mil. Sei que a ordem está errada, mas o primeiro é em quem você deve se espelhar e não o contrário.
Primeiro façamos a analogia das redes sociais. Há pouco foi falado que o facebook está com os dias contados. O whatsapp comeu uma boa parte dos usuários e de um modo mais direto e menos cansativo. Por que? simples. O facebook é uma ferramenta pra conversa entre amigos. Se você deixar o facebook e achar seus amigos no whatsapp fará diferença? não. As redes sociais tem um sucesso de cometa. Rapidamente chegam ao pico, mas podem ser substituídas. Por que? porque não existe conteúdo de importância lá dentro, só mensagens e links pra outros sites com verdadeiro conteúdo de importância. São facilmente imitados. Uns dão certo outros não. O Friendster teve 100milhões de usuários e não deu certo. O ponto é: uma ferramenta útil para o momento, mas que não construiu nada de valor agregado que o usuário sentiria falta. Vale muito porque tem muitos usuários, só. Os usuários fazem o valor do site. Mas nenhum conteúdo de real importância é gerado lá.
Segundo, passemos para relacionamentos. Todo valor de um relacionamento, por mais que exista empatia as vezes imediata, é construído justamente pelo tempo e por tudo que as pessoas passam junto. Você sente falta de um amigo, de uma namorada ou namorado ou pai ou irmã exatamente por tudo que foi construído e passado junto com o tempo. O valor, que provém obviamente de amor, é muito maior com o tempo e com tudo que passam através do tempo.
De volta à fotografia. Pense um pouco. Voltemos ao começo do post. Se você poderá um dia cobrar 30mil reais em num casamento será porque atendeu demandas imediatas de clientes que pedem filtros estilo foto PB com uma cor só aparecendo (azul , verde, vermelho que seja), algo de mal gosto, ou porque criou um estilo próprio que as pessoas adoram quando olham? E mais, quanto tempo demorará pra criar este estilo? Pense um pouco. Se todos podem fazer o que você faz, algo está errado e você terá que competir num mercado cheio aonde o preço é o que importa. Construa seu portfólio de maneira gradativa e estilo próprio. O que for feito com paciência, competência e trabalho valerá e muito com o tempo. Só é preciso ter disciplina e vontade.
- 10 erros comuns por fotógrafos
- Slim ou Skinny