2 minutos de leitura
Fotógrafo da semana: Alex Majoli
Até com câmera compacta um bom fotógrafo cria grandes imagens

Alex Majoli (nascido em 1971, Ravenna, Itália) é um fotógrafo italiano associado à agência Magnum Photos e conhecido por sua documentação de guerras e conflitos.Majoli se juntou ao estúdio f45 em Ravenna aos 15 anos, onde trabalhou com Daniele Casadio, e depois estudou no Instituto de Arte em Ravenna, graduando-se em 1991. Lá, ele se juntou a Agência Grazia Neri pela qual ele viajou para a Iugoslávia, Kosovo e Albânia para documentar o conflito. 

Em 1999 ele foi para a Grécia e documentou o fechamento de um asilo de loucos em Leros e a reintrodução dos presos à sociedade. Em 1995 ele foi para a América do Sul para trabalhar em seu projeto Requiem in Samba, e onde ele também trabalhou no projeto Hotel Marinum sobre cidades portuárias de todo o mundo. No final de 1990, ele também começou a fazer documentários.

Em 2001, ele tornou-se membro permanente da Magnum Photos, momento em que ele também começou a documentar os talibãs no Afeganistão e no Iraque. Ele contribuiu para publicações como Newsweek, The New York Times Magazine, Granta, Vanity Fair e National Geographic. Em 2004, ele criou uma exposição, Off Broadway, junto com Thomas Dworzak, Paolo Pellegrin e Ilkka Uimonen, que foi mostrada no SoHo.
Alex Majoli e sua esposa Daria produzem óleo de oliva (azeite) marca L’Amata na Sicília. [N 1]
Ele mora em Nova York. (wikipédia)

Um exemplo para os que tanto se importam com equipamento, Majoli fotografou até com uma câmera Olympus C-5050:

Pois é, como dizia o grande mestre e professor Carlos Moreira, uma boa foto pode ser tirada com qualquer câmera….