A famosa agência Getty Images, sim aquela que está em todos os lugares ao mesmo tempo e que tem fotos de todos acontecimentos ao redor do mundo, parece estar em maus lençóis. Com dois processos que agora se tornaram públicos nesse período de um mês, a agência pode não só ser prejudicada financeiramente como ter sua imagem bem arranhada, mas bem arranhada mesmo.
O primeiro que apareceu veio de uma mulher, a fotógrafaCarol M Highsmith, alegando que a agência violou direitos de imagem de 18.755 imagens que foram tiradas por ela ( claro, a quantidade de vezes que as imagens, num montante menor acredito, foram comercializadas ). Ela diz, e obviamente deve ter suas razões pra tal alegações. Ela diz que a Getty tem cobrado taxas para uso de suas imagens sem sua permissão. E a história fica ainda pior.
A Getty Images, ela alega, estava usando imagens que Carol teria doado para a Biblioteca do Congresso para, pasmem, LIVRE USO PELOS CIDADÃOS, e sem além de tudo, dar-lhe crédito.
Mas…FICA PIOR…
Como a fotógrafa ficou sabendo do caso?
Ela simplesmente recebeu um e-mail lhe acusando de usar as imagens, QUE SÃO DELA, “sem autorização da Getty”. Imagens que Carol estava colocando em seu website sem fins lucrativos.
A Getty, por um prévio processo, pode ser considerada reincidente e ter triplicada a multa se perder, com o valor do processo ultrapassando o avlor de 1 bilhão de dólares, para que assim pare de cometer atos de ma fé em negócios.
E não para por aí…
Logo depois veio a notícia que a Geety está sendo processada por uma agência independente de imprensa, A ZUMA PRESS, por violação de direitos de 47.048 imagens de esportes desta. Em abril de 2016, a Getty teria copiado as imagens e tornado-as disponíveis pra venda. E claro sempre fica pior. A Getty teria removido ou alterado os créditos das imagens e colocado créditos próprios nas imagens. O processo tem variantes de 2500 a 25000 dólares por imagem violada. Se colocarmos uma média de 10mil por imagem, dá nada menos que 470.480.000 de dólares. Pra quem tá achando muito número, é algo em torno de 470 milhões de dólares.
Dias ruins para a famosa agência. Quem sabe assim melhoram o espírito da empresa. E seus valores.