2 minutos de leitura
Legalização da falsificação?
o efeito colateral da fabricação de produtos de grandes fabricantes na China

Quando vamos comprar acessórios para nossas câmeras, temos uma gama de opções não apenas do próprio fabricante, mas também de outros que fabricam os mesmos. Seja uma lente, um flash, rádio (para flash) e inclusive outros que o fabricante da câmera nem produz, como por exemplo, tripés.

Para citar bons fabricantes terceirizados, podemos falar de Tokina, Tamron, Sigma, Samyang e Carl Zeiss quando queremos comprar uma lente. Podemos falar de Metz (que infelizmente declarou insolvência recentemente), Sunpak e Nissin quando queremos comprar um flash que não o do próprio fabricante. Já quando falamos de filtros, B&W, Tiffen e Hoya são referências. Para tripés, Giottos, Gitzo e Manfrotto.

Mas temos agora também novos fabricantes. Originários do lugar mais óbvio que todos sabemos no momento: a China. Youngnuo e outros. É possível saber da qualidade dos mesmos? Não em curto prazo. Fica impossível saber da durabilidade dos produtos chineses. Mas o que é claro é de onde estão vindo o design e engenharia dos produtos que estão sendo fabricados por eles. Veja a foto dessa lente Youngnuo 50mm.

 Te lembra alguma lente que você já viu? Se não, de uma olhada na foto logo abaixo. É uma clara réplica da lente Canon 50mm f1.8. Sabe-se lá se tem a mesma qualidade, mas a lente parece igual.

Fabricantes com sua ânsia de diminuir custos e aumentar seu lucro locaram suas produções na China. Todos eles: Apple, Nikon, Canon e etc. Agora vemos o outro lado da moeda. Uma vez que seu produto é fabricado em outro lado do mundo, fica impossível saber se o mesmo não será copiado, já que a engenharia toda de produção está sendo vista e entendida por qualquer um que participe nisso. Por isso vemos iphones e outros genéricos que há dificuldade em distinguir. Só que nesse caso, ainda existe o amor pela marca e o desejo de posse exatamente pelo histórico da marca. Já na fotografia, se a qualidade for a mesma (o que ainda é um mistério), por um preço menor, a chance é grande que a maioria compre a lente da chinesa Youngnuo.