Há alguns meses (quase um ano) tivemos a notícia que a ILFORD, famosa fabricante de filmes, estava abrindo um laboratório na Califórnia para atender a demanda de filmes PB (preto e branco). Muitos saudosistas querendo fotografar? Difícil dizer, mas o fato da abertura do laboratório mostrava claramente que o filme não estava acabado, caro ou não.
Há algumas semanas atrás tivemos outra notícia: diretores famosos de Hollywood, incluindo Quentin Tarantino e o famoso produtor JJ Abrams entraram em acordo com a Kodak para a mesma continuar produzindo filme (para cinema) durante mais alguns anos, com aproximadamente 450 metros de filme, que é considerado melhor por estes do que o HD. Scorsese também entrou na turma, dizendo que este ainda apresenta uma paleta mais rica que o HD. Produzindo 1/30 do que fornecia em 2006 para a mesma Hollywood.
E agora mais uma notícia: FILM FERRANIA anunciou que vai começar a produzir filmes 35mm, 120mm e também super 8 e 16 (para cinema). Film Ferrania é uma fabricante que comprou a ex fábrica Ferrania Films , de Ferrania, Itália.
Se apenas uma onda, moda ou algo diferente, não sabemos. Sabemos que por exemplo no mundo da música o LP voltou por causa que muitos preferem ao digital. Até jovens entram na onda.
Falando de fotografia, isso é muito bom, já que obriga os usuários, especialmente os novos que nunca fotografaram com filme, a pensarem muito mais para fotografar, já que não podem sair disparando fotos a torto e a direito, costume criado na era digital que todos insistem em fazer, esquecendo do processo para tirar uma foto.