O Flash da câmera é muitas vezes alvo de preconceito pela maioria das pessoas que começam a fotografar. Acham que ou ele não serve pra nada ou ele estraga a foto. Se realmente verdade que ele não é solução nem algo fantástico especialmente por ser fixo e fraco, ele ainda pode ajudar numa foto.
Que fique claro, o flash da câmera só serve para primeiro plano. E ele só pode ser usado como luz auxiliar na foto. A FOTOMETRIA NÃO PODE SER DESCARTADA. Você pode e deve também mexer na potência dele na câmera, aumentando ou diminuindo a gosto. Em curtas distâncias a chance maior é de diminuir o flash, para ele não ficar agressivo.
Seu flash da câmera ( e qualquer outro) é afetado em sua potência por três fatores:
A abertura do diafragma:
– Seu diafragma afeta aonde o flash vai chegar, mais longe ou não. Se quer que o flash chegue mais longe: ABRA MAIS SEU DIAFRAGMA.
– O ISO da câmera também afeta a distância que seu flash chegará: QUANTO MAIOR O ISO MAIS LONGE SEU FLASH CHEGARÁ.
– Por fim, sua distância focal: QUANTO MAIOR A DISTÂNCIA FOCAL, MAIS LONGE CHEGARÁ SEU FLASH. (EM TERMOS CHULOS, QUANTO MAIOR SEU ZOOM, MAIS LONGE CHEGA O FLASH)
Não se deve esquecer que dos três fatores acima apenas a distância focal não influirá na fotometria de uma foto. Portanto se sua fotometria está certa para uma foto, mas o flash está fraco, a distância focal é o único parâmetro que não afetará a luz de sua foto.