Muitos fotógrafos do século passado, quando o filme colorido foi lançado, disseram que a cor não era algo natural, que a fotografia deveria ser preto e branco. Novela repetida durante a tecnologia digital, que muitos demoraram a aceitar, preferindo o filme. Claro no final, todos acabam aceitando o novo, já que não há caminho de volta.
Mas quando falamos de PB ou COR, a coisa, por mais que tenha mudado, deixa ainda a opção para você escolher o que prefere. Existem excelentes fotógrafos para ambos os casos e o PB não morreu, tanto que a ILFORD reabriu um laboratório de filme na Califórnia. É possível fazer arte com as duas escolhas.
A questão é: você é um fotógrafo de PB ou de cor?
Vamos lá: fotógrafos famosos que são os dois casos: Steve Mccurry e HCB (Cartier Bresson).
Como fazemos para descobrir qual rumo seguir? Vamos ver o caso dos dois citados para se aprofundar um pouco mais. HCB se importava com a proporção áurea portanto a geometria era mais importante para ele do que qualquer outra coisa. Daí veio a expressão momento decisivo, comumente usada de forma errada. Já Steve Mcurry, apesar de dizer não ser um fotógrafo de cores (quando ouvi isso sair da boca dele no MIS não acreditei), é um foto documentarista, que percorrendo os lugares que vai, encontra várias culturas diferentes, ricas em conteúdo e visualmente cheias de vida e cor (claro que o que ele enxerga é assim, cheio de poesia e profundidade), o exemplo da Índia é óbvio.
A importância maior é saber que a cor por si só é um assunto, especialmente as cores fortes e quentes. A mesma foto em PB e cor pode passar uma mensagem totalmente diferente, fazendo com que você preste atenção em diferentes pontos da foto, apenas por passar ela pra PB e vice-versa. Vejam o exemplo abaixo:
Costumo pensar que presto muito mais atenção na luz com fotos em PB e menos nas fotos em cores, que me chamam bastante atenção.