A diferença de um polarizador.
É sabido que todo fotógrafo de natureza deve ter um filtro polarizador. O filtro proporciona um contraste maior no céu entre o azul do mesmo e as nuvens brancas. Embaixo temos cores mais fortes, mais iluminadas. A pergunta é: será que conseguimos reproduzir este efeito numa pós produção?
Será possível termos uma foto com o mesmo céu e cores que teremos usando o polarizador no momento da captura? Vamos ver.
Aqui temos duas fotos, uma com e outra sem polarizador :
Vemos que a foto sem polarizador tem um céu menos profundo, e cores e luz mais “mortas” do que a versão com polarizador. Usamos então o plugin “color efex pro” que tem a função “polarizador”. Quando usado temos uma imagem com um céu mais parecido com a versão polarizada, mas ainda com cores menos fortes na parte de baixo da imagem. Então usamos a saturação do Photoshop para termos cores mais fortes. Especificamente as cores verde e amarela:
Agora temos algo mais parecido com a versão polarizada. Temos então fotos iguais?
Não. Vejamos algo bem importante: a área de reflexo nas folhas.
Como vemos, mesmo após todas as edições, não conseguimos fazer algo nestas: os reflexos nas folhas aparecem fortemente na versão não polarizada. Já na foto tirada com o polarizador as folhas aparecem bem verdes, sem traços do reflexo que vemos na outra foto. E não há edição que fará esses reflexos sumirem na foto sem polarizador. A não ser um trabalho de clonagem de pixels. Algo que fotógrafo não tem que fazer.
Fica claro então que mesmo se conseguirmos replicar com plugins, efeitos e muito tratamento, as cores que o polarizador reproduz, os reflexos polarizados ainda são impossíveis de tirar com tratamento de imagem, a não ser que você seja aqueles que em photoshop consegue fazer do hulk uma Gisele Bunchen, ou seja, você é um photoshopeiro e não um fotógrafo.