Não existe milagre em fotografia.
E quando falamos de sensor, tamanho importa. Sim. Quanto maior o sensor, melhor é ou pelo menos deveria ser a qualidade do mesmo.
“O tamanho do sensor que uma câmera tem determina , em última instância determina a quantidade de luz que utiliza para criar uma imagem. Em termos muito simples , sensores de imagem (o equivalente digital do filme que seu pai poderia ter usado em sua câmera ) consistem de milhões de pontos sensíveis à luz chamadas ‘photosites’ que são usados para registrar informações sobre o que é visto através da lente. Portanto,né lógico que um sensor maior pode ganhar mais informação do que um menor e produzem imagens melhores.
Pense desta maneira , se você tivesse uma câmera compacta com um típico pequeno sensor de imagem, seus photosites seria ofuscado por aqueles de uma DSLR com o mesmo número de megapixels, mas um sensor muito maior. Capaz de obter mais informações , os grandes ‘photosites’ DSLR seria capaz de transformar fotos com melhor gama dinâmica, menos ruído e melhor desempenho de pouca luz que seu semelhante – o sensor menor. Que, como sabemos, faz os fotógrafos felizes.” – Simon Crisp, gizmag.com
Falando friamente, quanto menor o sensor, os mesmos 10, 12, 20 megapixels ficarão cada vez mais “encolhidos” dentro de um sensor menor. É por isso que os celulares ainda estão longe de terem um desempenho aceitável em condições de luz ruins.