- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- PosterGrafix
3 recomendam1 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min- Carnaval
3 recomendam2 min- FX
3 recomendam1 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min- Fotômetro pra iniciantes
3 recomendam3 min- Stop-Motion
3 recomendam2 min- Fotometria, como pensar ?
3 recomendam2 min29 de setembro de 2016 2 minutos de leituraQuanto ainda te choca a corrupção?Se não choca, que tal fazer o cálculo do que poderia ser feito com o dinheiro desviado?O efeito de uma notícia de assassinato na TV é no geral, por mais anestesiados que estejam os brasileiros com as notícias diárias de um país que compete com países com zonas de conflito e em guerra em números de homicídios, um choque pra muitos que estão de frente pra tela de sua televisão no momento que ouvem a desgraça de outrem.
É natural, também, que ao ouvir a notícia de desvio de dinheiro dos cofres públicos o cidadão fique revoltado. Mas por mais revoltado que fique, não tem a mesma tristeza ou choque do caso citado anteriormente ou quando sabe da morte de alguém. A notícia de uma vida específica que se vai choca e comove muito mais.
Mas e se seguíssemos o caminho do dinheiro desviado por corrupção e chegássemos a quem morreu por falta de atendimento em um hospital que está com falta de verbas, ou uma ambulância que demorou pra socorrer alguém na rua ou até mesmo uma criança que está sem creche e causa problema pros pais que desencadeia na falta de emprego de um dos pais da mesma ? Talvez a tristeza, choque e revolta seriam muito mais patentes e eficazes na busca por mudanças.
Tudo isso parece besteira, mas a conta deveria ser feita. As notícias de corrupção começaram a atingir cifras nunca antes noticiadas. Antes falávamos em milhares, depois falamos em milhões. Agora chegamos as cifras de inacreditáveis bilhões.
O que isso gera de problemas colaterais que inclusive chegam a de fato matar centenas e porque não milhares de pessoas é algo que deve ser lembrado a todo instante. Não é porque não foi usada uma arma e não chegamos a ver alguém morrendo que a corrupção não mata. Ela é tão forte e muito mais abrangente que um assassino.
Se não tão chocante é tão devastador ou muito mais. Fazer o cálculo e transformar valores de desvios em algo de proveito para o bem comum é algo de difícil ação para nós cidadãos comuns. O site do jornal Estadão fez isso e criou algo muito interessante e útil. Qualquer valor, vultuoso ou não, de corrupção é colocado em negrito na notícia e ao passar o mouse por cima você pode converter esse valor em hospitais, ambulâncias e outros bens para o público em geral. Para a comunidade. Para quem não visita o site, a ferramenta existe em link único: http://derealpararealidade.com/, um conversor da moeda da corrupção.
É um exercício excelente para o cidadão começar a se conscientizar da importância em buscar informações sobre os políticos e fazer o máximo para que absolutamente todos que se beneficiam do dinheiro do povo sejam não só punidos mas jamais voltem a exercer um cargo público.
- 10 erros comuns por fotógrafos
- Slim ou Skinny