Que usar a bicicleta como meio de transporte agride menos o ambiente do que optar por carros ou transporte coletivo a gente já sabe. Mas e se fosse possível tornar a própria bicicleta ainda mais sustentável? Durante o GOED, evento de sustentabilidade que fez parte do NYCxDesign, em Nova York, a empresa Bough Bikes apresentou modelos de bike elétricas feitas com madeira de reflorestamento, o que leva a ideia de sustentabilidade a um novo nível.
O projeto é dos holandeses Piet Brandjes e Jan Gunneweg, que utilizam madeira de carvalho, proveniente de áreas de reflorestamento na França, para criar a bike. Além disso, os modelos vêm com um motor elétrico de 225 watts, o que dispensa o uso de combustíveis fósseis e facilita a vida do ciclista mesmo que haja subidas pelo caminho. A bike chega a 24 km/h e percorre até 48 km com uma só carga de bateria.
A Holanda é um dos países que mais usa a bicicleta como meio de transporte – cerca de 80% dos cidadãos são adeptos. As tecnologias e produtos lançados para as bikes estão cada vez mais incríveis. É o caso desta bike que pode ser adaptada para o tamanho de uma criança de 2 até 7 anos No Brasil, o uso desse meio de transporte também tem aumentado e as cidades precisam se adaptar. Só em São Paulo, 400 km de ciclovias devem ser implementados até o fim de 2015 .
Mas para isso temos que reeducar os motoristas, pedestres e ciclistas.