Tijolos de concreto são coisas do passado, a moda agora são tijolos de gelatina. Mas calma, não é bem por aí, já que tudo não passa de uma instalação artística bem elaborada por Lisa Hein e Robert Seng. Os artistas do Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos, aproveitaram a consistência da sobremesa para construir paredes por todo o país.
A instalação chamada “Bruise” foi exibida pela primeira vez no Next 50 Festival, em Seattle, levando três semanas para ser construída, com 500 quilos de gelatina colorida seca, misturada e moldada em blocos quadrados com argamassa para formar o muro.
Foi assim que então se formou um muro arco-íris de cinco metros de altura por 12 de comprimento no que os artistas chamam de “construção inversa”, pois a arte efêmera deteriora por dentro – e não é para ser comida, claro – e sua estrutura continua de pé.
É engraçado observar que todo o processo com a gelatina é até muito parecido com o do concreto, que se origina a partir do pó, se transforma em líquido, para então se solidificar de alguma maneira. Dá uma olhada:
Abaixo um vídeo com o artista em ação, olha só: