Às vésperas de completar 60 anos de idade, Jerry Seinfeld sustenta-se como um dos principais nomes do stand-up comedy, assim como um dos artista mais bem pagos de sua geração nos Estados Unidos há pelo menos 26 anos. Dono de uma fortuna estimada em US$ 800 milhões, ele engrossa a conta bancária com um faturamento anual de cerca de US$ 85 milhões e, para muito além da acumulação de capital, oferece um bom exemplo de iniciativa e foco para os empreendedores.
O ponto de partida para o sucesso do artista foi batizado por Clear (articulista James Clear, que escreve artigos de administração e marketing para o site Entrepreneur) como “Estratégia Seinfeld”. Refere-se ao método de treino adotado pelo comediante, que desde o início da carreira força-se a escrever uma piada por dia, sem nunca falhar. Ele mantém um grande calendário de parede em seu escritório, em Nova York. Marca com uma caneta vermelha uma cruz nos dias em que cumpre com sua tarefa. A ideia dessa marcação é iniciar uma corrente que nunca deve ser quebrada.
Nunca procrastinar
Segundo o articulista, profissionais que alcançam a alta performance, seja atletas, músicos, executivos e artistas, são sempre mais consistentes que seus parceiros. Eles entregam resultados dia após dia, mesmo quando envolvidos com as dificuldades do cotidiano, e lutam constantemente contra a procrastinação e a desmotivação.
Nesse caso, a “Estratégia Seinfeld” funciona justamente porque auxilia o artista a retirar o foco da performance individual e colocá-lo no processo como um todo. “Não é sobre o quanto você está bem, o quanto inspirado você está ou quão brilhante seu trabalho está naquele dia. Ao contrário, é apenas sobre não quebrar a cadeia”, explica o articulista.