Facebook. Essa será a primeira palavra que virá a sua mente assim que você se deparar com o novo layout do Twitter, a ideia, segundo a companhia, é cada vez mais usar a plataforma social para mostrar quem você é. Ou seja, exposição maior de imagens e dos conteúdos postados pelos usuários.
O novo perfil permite um avatar maior, personalização do header e destaque para os tweets que gerarem mais engajamento (com maior número de retweets e marcação de favoritos). Um dos recursos lançados é o Pinned Tweet, em que é possível “fixar” um tweet no topo da página para atrair a atenção dos seguidores. Outra novidade: o usuário poderá escolher qual linha do tempo deseja ver, filtrando os perfis por tweets, tweets com fotos/vídeos, ou apenas réplicas.
Quem criar uma conta hoje no Twitter, já começa com o novo perfil. Entre os usuários antigos espera-se alguma resistência, já que muitos reclamam justamente da overdose de exposição de informações e imagens do Facebook. Muito além do aspecto visual, o foco do Twitter agora é gerar lucro, algo que ainda não aconteceu. Para isso, gradualmente estão sendo lançadas novas plataformas de anúncios, como o download de aplicativos direto na timeline. Tornar a rede mais dinâmica e atrativa é um caminho para atrair um número maior de anunciantes.
Outra novidade é que os usuários agora podem separar as postagens na rede de interesses entre “apenas tweets” ou “tweets e respostas”, algo que hoje só acontece com usuários “azuis” (apelido dado aos donos de Verified Accounts, isto é, contas verdadeiras, normalmente atribuídas a celebridades e empresas).
Até agora, apenas um pequeno número de usuários já recebeu a implementação de novas homes, como é o caso do cantor brasileiro Gilberto Gil, do ator Channing Tatum e da atual primeira-dama dos EUA, Michelle Obama. Eu ja tenho e um monte de usuários tem Também.